08 NOV 2019
Uruguaiana agora conta com serviço de endocrinologia
Com aproximadamente três meses de atividades, o serviço hoje contempla 16 pacientes por semana.

Desde agosto, a comunidade uruguaianense tem recebido um atendimento jamais disponibilizado pela rede pública de saúde, trata-se do serviço de endocrinologia, especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas de um modo geral. Sob supervisão da endocrinologista Andrea Bervian Generosi, o trabalho de diagnóstico e tratamento é realizado na Policlínica Municipal, às terças e quintas-feiras no período da tarde.
Anteriormente, o paciente de Uruguaiana precisava deslocar-se até o Hospital São Patrício, em Itaqui, para receber o tratamento adequado.

Com aproximadamente três meses de atividades, o serviço de endocrinologia uruguaianense, hoje, contempla 16 pacientes por semana e já conseguiu reduzir consideravelmente a evasão de seus pacientes até Itaqui, passando de 100 para 40 atendimentos em curso na cidade vizinha. Estes que ainda não tiveram alta devem continuar com seus atendimentos na outra cidade, principalmente aqueles que necessitarem do serviço de punção, conhecido como biópsia da tireóide, outro serviço de exclusividade do Hospital São Patrício, o qual Uruguaiana ainda não dispõe. Por outro lado, os pacientes que já tenham dado baixa em seus tratamentos continuam recebendo atendimento nas ESFs do município.

“Nossa preocupação é ofertar a maior gama de serviços de saúde a nossa população e evitar que o uruguaianense precise sair daqui para ser atendido”, afirmou o prefeito Ronnie Mello. “Os atendimentos em Itaqui anda persistem por questões contratuais, uma pactuação estadual que deve ser respeitada, mas em breve conseguiremos concentrar todas as atividades deste serviço em nossa cidade”, reiterou.