A edição de 2019 da Califórnia da Canção Nativa chegou ao seu fim confirmando as expectativas às quais se propunha. Uma noite mágica e entusiasmada que contou com a apresentação das 12 músicas finalistas, concorrentes às Calhandras de Ouro, Prata e Bronze, confirmando o novo modelo do festival.
O excelente público presente, além de torcer e ouvir as finalistas, foi brindado mais uma vez com uma linda homenagem musical a Mario Bárbara Dornelles e também com o show de encerramento do uruguaianense João de Almeida Neto. Um dos momentos marcantes da apresentação foi a participação de Oristela Alves e Nair Teresinha, que reforçaram ainda mais o show.
Quanto à competição, uma árdua tarefa para os jurados, pelo altíssimo nível apresentado pelos artistas durante os três dias de espetáculo. Além de renomados integrantes do seleto grupo de intérpretes e compositores de longa estrada nos festivais nativistas do Estado, tais como Vinícius Brum, João Quintana Vieira, Maurício Barcellos e Loma, a 41ª Califórnia da Canção foi marcada pela ascensão de jovens talentos, oriundos principalmente da Califórnia Petiça Internacional. Dentre eles, destaque para Nicole Carrion, Leonardo Schneider, Patrick Árias e Luiz Fernando Baldez.
A Califórnia da Canção Nativa foi realizada pelo CTG Sinuelo do Pago, com o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. "O resgate da Califórnia na edição deste ano faz com o festival se renove e volte a ter atenção de todos para a sua importância, por isso, o Município está lado a lado ao evento que é uma marca de Uruguaiana", disse o prefeito Ronnie Mello, ao se referir ao apoio dado pela Prefeitura Municipal para que a 41ª edição pudesse ser realizada.
Os premiados da 41ª Califórnia da Canção Nativa foram:
Calhandra de Ouro: Leilão de Aperos, Flávio Saldanha e Nilton Ferreira;
Calhandra de Prata: Guria, Maxsoel de Freitas e Jaime Ribeiro;
Calhandra de Bronze: O Anjo e o Louco, Vaine Darde e Lenin Nunez;
Canção mais popular (escolhida pelo voto do público): Guria, Maxsoel de Freitas e Jaime Ribeiro;
Melhor letra: Leilão de Aperos, Flávio Saldanha;
Melhor melodia: Querência Morena, Lenin Nunez;
Melhor instrumentista: Felipe Goulart;
Melhor intérprete: Nicole Carrion.