Encerrou-se neste domingo (8) o grande evento literário que abraçou a comunidade uruguaianense durante nove dias ininterruptos com centenas de atividades multiculturais.
A Feira Internacional do Livro de Uruguaiana registrou, em sua 43ª edição, quebra de diversos recordes, como público atendido, títulos lançados, livros comercializados e muitos outros. Segundo a Comissão Organizadora, liderada pela Diretora de Cultura Maíza Jacques, passaram pelas alamedas da Praça Barão do Rio Branco cerca de 32.000 pessoas, que desfrutaram de atividades culturais durante manhã, tarde e noite.
O grande destaque fica por conta da quase triplicação dos números de vendas de livros: no ano passado foram 7.003, nada comparados às 18.128 publicações comercializadas nesta edição, somadas às 1.786 doações também registradas neste ano, somando um total de 19.914 livros com novos donos. Ainda no quesito quebra de recordes, outro índice que chamou a atenção foi o de títulos lançados. A 43ª Feira Internacional do Livro de Uruguaiana lançou 131 novas publicações, longe das 29 registradas no ano passado, dando dignidade a todas obras e seus autores, ao possibilitar os lançamentos junto a uma sessão de autógrafos dos escritores.
“Estes nove dias que passamos com a Feira do Livro foram de muita troca de experiências e uma oportunidade para o encontro das famílias uruguaianenses, mas acima de tudo foi um momento marcante para reafirmarmos nosso compromisso com a literatura, a educação, o conhecimento e a cultura”, registrou o prefeito Ronnie Mello.
O ato final da 43ª Feira do Livro de Uruguaiana deu-se através da apresentação da escola de samba Os Rouxinóis, atual campeã do Carnaval Fora de Época de Uruguaiana, já preparando o terreno para este que será o próximo grande espetáculo do calendário festivo e cultural da cidade.