Ao todo, 931 pessoas já foram cadastradas pelo posto de controle de saúde, instalado na Estação Rodoviária de Uruguaiana, que também mantém uma equipe volante, que se desloca quando necessário.
Ontem, um problema de repercussão internacional foi registrado em torno da pandemia mundial. Cerca de 50 argentinos foram retidos no Consulado Argentino em Uruguaiana, por conta do decreto do presidente Alberto Fernandez, que proíbe o ingresso de qualquer pessoa, até 31 de março, em território da República Argentina. O impasse só foi resolvido no início da noite, quando o grupo foi autorizado a ingressar de volta para casa, de forma excepcional, após uma negociação diplomática entre os dois países.
Porém, já estão em Uruguaiana outros 24 argentinos sem terem como atravessar a Ponte Internacional. O Consulado Argentino explica que não haverá nova medida excepcional como a de ontem. Com isso, esse grupo, mais os que chegarem à Fronteira a partir de agora, terão que aguardar o final do período de isolamento interno decretado pelo Presidente Argentino.
Eles ficarão instalados em Uruguaiana até o final desse período em hotel pago pelo Consulado Argentino em isolamento social.
Os hotéis no sábado tiveram a autorização, através de decreto municipal, de reabrirem. Com isso, os argentinos poderão usar a rede hoteleira local para permanecerem, porém cumprindo todas as medidas de prevenção implantadas pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana.
Todos os clientes da rede hoteleira terão que ser examinados pelas equipes de saúde. Para isso, o Sindicato dos Hotéis recebeu a determinação de comunicar o Poder Público cada ingresso de novos hóspedes para que sejam examinados pelas equipes de controle.