O Laboratório de Monitoramento de Infecções HIV (LAMINF) da Unipampa - Campus Uruguaiana deu início nesta segunda-feira aos exames de diagnósticos para infecção por SAR-CoV-2, o novo Coronavírus. A ação é fruto de uma aliança formada por Ministério da Saúde, Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Uruguaiana e a instituição de ensino.
A unidade concluiu, na semana passada, a etapa de validação dos primeiros kits que recebeu do Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (LACEN), mostrando-se apta a receber as novas amostras.
A demanda será encaminhada ao Laminf via setor de Epidemiologia, que irá determinar os critérios de aplicação e coleta, para que depois possamos executar a testagem. Um dos objetivos da parceria é reduzir o prazo de entrega dos resultados de 15 dias (média de hoje no LACEN) para em torno de 48 horas.
Um momento histórico
Conforme o coordenador do laboratório, professor Michel Mansur Machado, o método a ser utilizado será por Biologia molecular, através dos testes chamados de RT-PCR.
Hoje o LAMINF dispõe de 140 kits de testes e aguarda nova remessa, devido ao pedido já encaminhado diretamente ao LACEN, órgão que realiza a distribuição do material.
“Trata-se de um momento histórico devido a sua importância. Com estas novas ferramentas e o apoio total do LAMINF, teremos a possibilidade de nos tornarmos um dos municípios que mais testará a sua população. Quanto mais testes fizermos, mais prevenidos estaremos”, destacou o prefeito Ronnie Mello.