02 JUN 2020
Novo serviço deverá ser implantado com atenção social às mulheres

O anúncio ocorreu após reunião entre o prefeito Ronnie Mello, secretários de Desenvolvimento Social; delegada de Polícia Caroline Huber e a vereadora Zulma Ancinello.

O nome do Centro de Referência no Atendimento à Mulher será uma homenagem a primeira policial militar a compor o quadro da Brigada Militar no município. Uma placa em homenagem à tenente Cleuza de Fátima Serafin lembrará o feito.

O serviço deverá garantir a integridade física e psicológica da mulher em risco de morte, incluindo seus filhos. ”Deverá promover também o direito de cidadania, contribuindo para o resgate e fortalecimento de sua autoestima”, explicou o prefeito Ronnie Mello.

Mais um importante serviço será implantado, a partir da próxima sexta-feira, pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SEDESH).  Com o objetivo de garantir assistência social e emocional às mulheres vítimas de violência doméstica, a SEDESH inaugura o Centro de Atendimento às Mulheres (CRAM), na sede da própria Secretaria, num espaço amplo e apropriado. Segundo a secretária Soraya Salomão será um serviço de atenção especial, não só para as mulheres, mas também para os seus filhos, caso seja necessário.

Conforme o prefeito Ronnie Mello, o CRAM servirá como suporte num processo muito difícil e tortuoso. “O serviço deve garantir a integridade física e psicológica às mulheres em risco de morte e de seus filhos, promovendo ainda o exercício dos direitos da sua cidadania, de modo a contribuir para o resgate e fortalecimento da sua autoestima”, disse o Prefeito.

Nos objetivos específicos, o serviço visa proteger mulheres e prevenir a continuidade de situações de violência. “O trabalho também deverá propiciar condições de segurança física e emocional e o fortalecimento da autoestima; identificar situações de violência e suas causas e produzir dados para o sistema de vigilância socioassistencial; assegurar um atendimento integral e interdisciplinar às mulheres e seus filhos, em especial nas áreas psicológica, social e jurídica”, explicou.

Após o Centro de Referência em Atendimento à Mulher, a Prefeitura também trabalha na implantação da Casa de Acolhimento, direcionada ao mesmo público, e que deve funcionar no antigo Cacau.

Fonte: ascom