13 JUL 2020
Cerca de 10 mil sessões de fisioterapia foram realizadas no Centro Municipal desde a sua inauguração
O Centro de Fisioterapia de Uruguaiana completa um ano de atividades em agosto.

De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 10 mil sessões foram realizadas nesse período – com média de 800 a mil consultas por mês. O complexo atende gratuitamente pacientes com patologias de coluna, membros superiores e inferiores, pós-operatório, paralisia facial e sequelas neurológicas encaminhados através de atendimento primário nas Estratégias da Saúde da Família e Policlínica.

O complexo, que recebe pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), possui seis fisioterapeutas e conta com o apoio de profissionais e acadêmicos da Unipampa. Os atendimentos são agendados.

Fisioterapia para além do centro

Os serviços não se restringem apenas ao centro. A Prefeitura oferece fisioterapia nas unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF) 7 e 14, na União das Vilas e Tabajara Brites, respectivamente.

Turbilhão cria nova alternativa de tratamento

Recentemente, a Prefeitura investiu na aquisição de dois aparelhos de um equipamento para o tratamento dos pacientes. Uma das máquinas chamada de “Turbilhão” está em funcionamento desde o final de junho e auxilia no alívio de dores e desconfortos e na redução de edemas. A fisioterapeuta responsável pelo centro, Ana Valéria Pittella, explica que o aparelho auxilia no processo de amplitude de movimento em articulações que apresentam rigidez.

“O equipamento consiste num tanque de água, normalmente morna, onde há um turbilhonamento como em uma banheira de hidromassagem. Não há contraindicações para aplicação dessa termoterapia”, esclarece a profissional.

A outra máquina será instalada na próxima semana.