30 NOV 2020
Uruguaiana dá mais um importante passo para seguir se desenvolvendo
Na manhã dessa sexta-feira (27/11), ocorreu a cerimônia que oficializa a retomada das atividades da Usina Termoelétrica de Uruguaiana. O prefeito Ronnie Mello, participou do Ato que contou ainda com a presença do deputado estadual, Frederico Antunes; do secretário estadual de meio-ambiente, Arthur Melo; do presidente do grupo argentino Saesa Solución Energética, Juan Bosch; e demais autoridades locais.
Na ocasião, o prefeito Ronnie falou com emoção da importância do momento, pois, após um longo período inativa, presenciar a reativação da Termo Uruguaiana é de fato uma das maiores vitórias da história recente da cidade. "Por inúmeras vezes estivemos em Brasília na tentativa de buscar uma solução para essa Usina, e quase sempre, voltamos com pouca ou quase nenhuma esperança de que algo pudesse acontecer. Por isso, estar aqui hoje é emblemático não apenas para mim, mas tenho a certeza que falo em nome de todos os cidadãos uruguaianenses", definiu Ronnie Mello.
A usina
Construída na década de 1990 e inaugurada em 2000, a usina de Uruguaiana foi a primeira termoelétrica a operar no País. Sob a administração da AES, interrompeu os trabalhos em 2009 por conta da quebra de contrato dos fornecedores de gás-natural, e reabriu em caráter emergencial em 2013, 2014 e 2015, por períodos temporários. Em setembro deste ano foi comprada pela Saesa Solución Energética, empresa especializada em exploração de jazidas de gás natural. A Saesa tem larga experiência em negócios que envolve produção e distribuição de gás e energia, especialmente energia renovável. De acordo com o seu presidente, Juan Bosch, a Usina de Uruguaiana já conta com 40 funcionários diretos e terceirizados contratados e o inicio das operações está previsto para a segunda quinzena de dezembro, gerando inicialmente 240 megawatts
de energia.
Gasoduto e receita
Além do ponto de vista energético, a retomada das operações da Termo Uruguaiana reacende a possibilidade de também realinhar o projeto de instalação do gasoduto até Porto Alegre, interligando as linhas de transmissão e abastecimento entre os dois país. Outro ponto relevante, em especial para o Município de Uruguaiana é arrecadação de taxas e impostos que deve render aos cofres públicos cerca de 15 milhões de reais, conforme dados levantados pela Secretaria Municipal da Fazenda.
30/11/2020
Uruguaiana dá mais um importante passo para seguir se desenvolvendo