14 DEZ 2020
Prefeitura de Uruguaiana conquista prêmio por trabalho desenvolvido pela Sala do Empreendedor
Município foi agraciado com o Troféu Prata do SEBRAE/RS em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

O anúncio aconteceu em cerimônia restrita, realizada na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMUDE). Para ter-se ideia do que a conquista representa, na região da Campanha e Fronteira Oeste, apenas Uruguaiana foi agraciada com o prêmio em 2020.

O Troféu foi entregue a representante do prefeito Ronnie Mello, a chefe de gabinete, Maria Luiza Alfaro, e a secretária Luciana Lisboa Reis pelas representantes do SEBRAE/RS Região Campanha e Fronteira Oeste, Laura Zamberlan e Mônica Guimarães.

Segundo a secretaria Luciana Reis as condições atípicas de 2020, ano de pandemia, obrigou a Sala do Empreendedor e a Secretaria a buscarem novos canais de comunicação para prestar um serviço ainda mais gabaritado aos empreendedores. ”Isso foi um grande desafio para todos que trabalhamos juntos na SEMUDE para que a conquista fosse possível”, disse.

A Sala do Empreendedor faz parte do projeto Cidade Empreendedora. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SEMUDE) e o SEBRAE/RS. O objetivo é facilitar, desburocratizar e orientar as pessoas que desejam abrir o próprio negócio. O serviço também comporta regularização e baixa.

Os atendimentos são integralmente gratuitos.

Dentre as Salas do Empreendedor do Rio Grande do Sul, Uruguaiana tem o atendimento mais rápido (média de um minuto de espera) e ocupa o primeiro lugar no número de atendimentos (308 nos primeiros 11 dias de dezembro).

Depois que o sistema de atendimentos foi implantado, em 1º de setembro, foram realizados 1.249 atendimentos, o que através da análise geral, tornou possível se atingir o destaque em nível regional com a distinção prata.  Para chegar a esse patamar de excelência no atendimento, a Sala do Empreendedor implantada pela Prefeitura de Uruguaiana atingiu todos os doze serviços básicos que integram a lista de exigências dos analistas. E no quesito serviços intermediários, dos oito itens exigidos, o Município atingiu sete.  Por isso, fez jus ao Troféu Prata do SEBRAE/RS, em parceria com a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

A Sala do Empreendedor atende de segunda a sexta-feira das 8h às 13h, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, localizada na rua Duque de Caxias, 1700.

Ao lado da Secretária, receberam o prêmio, as funcionárias Sabrina Trindade e Gleide Ribas, responsáveis pelo atendimento no setor.