A primeira reunião de trabalho da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO) contou com a presença dos representantes de todos os seus componentes: Alegrete, prefeito Márcio Amaral; Barra do Quaraí, prefeito Maher Jaber; Itacurubi, prefeito Gelson Soares; Itaqui, Leonardo Betin; Maçambará, vice-prefeito Décio Bastiani De David; Manoel Viana, prefeito Jorge Gustavo Medeiros; Quaraí, prefeito Jefferson Pires; Rosário do Sul, prefeito Vilmar Oliveira; Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco; Santa Margarida do Sul, Olmiro Ricardo; São Borja, Eduardo Bonotto; São Gabriel, Rossano Dotto Gonçalves; e Uruguaiana, Ronnie Mello. O encontro foi realizado em Uruguaiana, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.
Em pauta a apresentação dos novos gestores municipais, eleitos no pleito de 15 de novembro do ano passado. Além disso, a reunião serviu para os que foram eleitos pela primeira vez tomassem conhecimento da forma de trabalho da associação.
O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, falou no início da assembleia geral extraordinária sobre aspectos relacionados à área da saúde e do desenvolvimento regional. Segundo Mello, o desenvolvimento da região passa pelos investimentos que estão sendo realizados nas cidades que a compõem. “Em Uruguaiana, por exemplo, tivemos a chegada das lojas francas e o crescimento de várias áreas relacionadas ao comércio e serviços”, lembra.
Essa linha de raciocínio foi compartilhada pelo deputado estadual Frederico Antunes, que participou como convidado. De acordo com Antunes, a região tem recebido atenção de investidores, mas também do Estado. Ele lembrou a recente decisão do Governo do Rio Grande do Sul, no setor da segurança, de instalar em Uruguaiana o 6º Batalhão de Policiamento de Choque, com ênfase em atender aos municípios que compõem a AMFRO. “Temos hoje, ao atender os anseios das comunidades, que nos despir de bandeiras partidárias e vestir a camisa da AMFRO”, disse.
Testagem contra a Covid-19
A retomada da análise da testagem de exames da COVID-19 em São Gabriel foi outro tema debatido. Ficou alinhado entre os prefeitos da necessidade de ser refeito o contato com a Universidade Federal do Pampa e a proposta de ser feito um novo contrato para a prestação do serviço foi aprovada por todos. “O tempo de demora hoje para termos as respostas sobre os casos confirmados é incoerente com os protocolos exigidos”, enfatiza o prefeito de Manoel Viana, Gustavo Medeiros.
Cogestão na região R03
Outro assunto importante abordado pelos prefeitos foi à definição quanto ao sistema de cogestão na região R03, que junto com a de Guaíba, eram ainda as duas únicas que não haviam formalizado a adesão. Todos os prefeitos presentes acenaram afirmativamente para que a região R03 assuma a cogestão. No sistema de cogestão as regiões podem adotar protocolos próprios e mais flexíveis.
Sucessão na AMFRO
A partir da proposta do prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, foi sugerido o nome do gestor municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello, para estar à frente dos trabalhos da AMFRO em 2021. A sugestão foi amplamente aprovada por todos. Com isso, na próxima sessão ordinária da associação será realizada a eleição da nova composição, tendo como presidente Ronnie Mello (Uruguaiana); 1ª vice-presidente Ana Tarouco (Sant’ Ana do Livramento) e 2º vice-presidente Leonardo Betin (Itaqui). “A meta será unir ainda mais os municípios da região buscando com isso, a resolução dos problemas de nossas comunidades”, acrescentou Mello.
Assuntos como a vacinação contra a COVID-19, turismo e aterro sanitário regional também fizeram parte da pauta de trabalho da reunião.
Ainda participaram da sessão, o vice-prefeito José Fernando Tarragó; a secretária municipal de Saúde de Uruguaiana, Thais Aramburu, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Delgado De David.