Contando com a participação do secretário adjunto de Planejamento Estratégico, Marcelo Parraga, o vice-prefeito José Fernando Tarragó coordenou nesta terça-feira, no Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana, mais um encontro com os representantes de entidades de moradores de bairros. Na pauta da reunião foi o exposto o plano de trabalho que vem sendo moldado para que o processo seja desenvolvido de uma forma contínua e atenda as necessidades e expectativas de todos. Conforme o vice-prefeito Fernando Tarragó, durante os primeiros encontros estão sendo repassadas aos líderes comunitários noções básicas de realização do trabalho, que será divido em etapas. Na primeira etapa, será desenvolvida uma avaliação da situação documental de cada uma delas. “Assim, poderemos buscar a regularização de todas, analisando caso a caso”, ressalta. O Vice-prefeito destaca a importância das entidades conquistarem sua regularidade, pois desta forma estarão aptas a receber auxílios tanto do município, quanto das demais esferas públicas e setor privado. ”O papel das associações de moradores é essencial para poder público atender às demandas das comunidades”, disse o Vice-prefeito.
A regularização documental das associações integra, conforme o planejamento do trabalho, a segunda etapa. “O objetivo principal dos encontros é regularizar as situações jurídicas das associações, tanto na questão documental, quanto na legitimidade dos líderes e respectivas eleições”, ressalta Marcelo Parraga. “Neste primeiro momento, foram repassadas informações e solicitados dados para subsidiar alternativa de solução para cada entidade, conforme suas peculiaridades”, explicou Parraga.
Uma vez regularizadas, as entidades poderão receber recursos em nível municipal e estadual, e assim sendo, virem a desenvolver os mais diversos tipos de projetos voltados a atender os interesses comunitários.
Em um quarto momento, será o município o responsável, uma vez cumpridos todos os requisitos, de repassar recursos aos quais as associações terão direito. Conforme o presidente da Associação de Moradores do Bairro João Paulo II, Gabriel Martinez, a reunião foi importante pois notou a importância que o Poder Público vem dando para as demandas das áreas comunitárias do município. “Através do apoio da coordenadoria, teremos mais facilidades para que a Prefeitura possa atender de forma mais rápida e ágil, dando ainda mais eficiência para as necessidades dos bairros de Uruguaiana”, reforça. Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Mascarenhas de Moraes, Edison Farias, a presença dos secretários dá ainda mais segurança e importância para que os encontros sejam produtivos e surtam o efeito necessário para as comunidades reunidas. “Com tudo isso, cremos que teremos a possibilidade concreta de termos nossas solicitações atendidas com ainda mais facilidades”, comentou.
Participaram do encontro os seguintes líderes comunitários: João Paulo Soares, presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo Antônio; Cláudio Teixeira, líder comunitário do Bairro Cidade Alegria; Gabriel Martinez, líder da Associação do Bairro João Paulo II; Oneide Mambaque, presidente da Associação de Moradores do Bairro Santo Inácio; Edison Farias, presidente da Associação de Moradores do Bairro Mascarenhas de Moraes; Lucia Clara de Lima Quirino, presidente da Associação do Bairro Vila Progresso, na União das Vilas; Catarina Pimentel, presidente da Associação Bairro Francisca Tarragó; Sidney Creovaldo, representante do Bairro Proficar; Zulma Rodrigues, líder comunitária do Bairro Proficar; e Ivete Santana Montandón, presidente da Associação do Bairro Barragem Sanchuri.