Neste momento de pandemia do coronavírus, um dos efeitos é o prejuízo na saúde financeira das pessoas de menor renda. São inúmeras as famílias que perderam suas fontes de renda e passam ainda por mais dificuldades.
Pensando nisso, as responsáveis por três projetos sociais resolveram se unir na campanha “Uruguaiana Solidária”, com o objetivo de apoiar as famílias mais atingidas nesta crise com a destinação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza.
A arrecadação será realizada nesta sexta-feira (16), em frente ao Teatro Municipal Rosalina Pandolfo Lisboa e os voluntários poderão doar produtos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, farinha de mandioca, farinha de trigo, açúcar, leite, biscoito, café, óleo e achocolatado em pó. Também serão aceitos materiais como sabonete, papel higiênico, álcool gel, água sanitária, produtos para limpeza de banheiros e de cozinha, desinfetante, vassoura, balde, bacia, sacos de lixo e panos de chão.
Toda a arrecadação será destinada a famílias carentes cadastradas pelos projetos sociais reunidos. Também, parte da arrecadação será encaminhada para a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que apoia a realização da campanha Uruguaiana Solidária.
O horário de realização da arrecadação será da 8h às 18h. “Ao enfrentarmos um dos momentos mais críticos para a humanidade, a superação só será possível se estivermos todos juntos. É por isso que aqui em Uruguaiana, além da prevenção contra o coronavírus, é importante também fazer com que as pessoas não passem fome”, afirmou uma das organizadoras do Drive Trhu, Juliana Funari, responsável pelo projeto “Eu te protejo e você me protege”, que tem sua sede no Bairro São Miguel. Também integram o movimento de arrecadação os projetos “Conscientizar para fortalecer”, do bairro João Paulo II; e o “Ciranda Cirandinha”, do bairro Salvador Faraco. “Neste momento em que precisamos unir forças e garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias vulneráveis que estão sofrendo com os impactos causados por esta pandemia é importante essa integração entre as políticas públicas sociais e sociedade civil organizada”, disse a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Soraya Salomão. O trabalho conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.