21 JUL 2021
Saiba quais as comorbidades atendidas nesta quinta-feira na vacinação
Nesta etapa serão atendidos adolescentes entre 12 a 17 anos completos

Nesta quinta-feira (22/7), Uruguaiana vai iniciar a vacinação de menores de 18 anos. A etapa convoca adolescentes de 12 a 17 anos completos com comorbidades ou deficiência permanente. A vacinação vai ocorrer no estacionamento do Posto de Saúde Central (ESF 21) das 8h às 19h ou até o fim da remessa (sem fechar ao meio-dia). Deve-se apresentar documento com foto, CPF, cartão do SUS, cartão de vacina, laudo médico e/ou receituário que comprove a comorbidade.

Vão ser disponibilizadas 456 vacinas. O menor deve estar acompanhado de um responsável. No momento da vacinação, o responsável vai assinar uma declaração. Adolescentes com autismo terão preferência na fila.

Nesta quinta-feira o Posto Central vai atender exclusivamente o grupo citado. Demais grupos da vacinação Covid-19 serão atendidos em todos os postos de saúde da cidade (exceto o Central) e posto de saúde da Barragem tanto com a primeira como a segunda dose. Confira as comorbidades atendidas na etapa de amanhã:

OBESIDADE:

Cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC): Aferição de Peso e Altura; Avaliação do resultado através da Curva de Crescimento; Avaliação separadas por sexo.

ASMA:

Asma em uso de: Corticoide inalatório dose média/alta + LABA (Broncodilatador de longa ação) Budesonida+formoterol Fluticasona+salmenterol Fluticasona+formoterol;

História prévia de internação hospitalar OU Unidade de Tratamento Intensivo por Asma Considerar internação hospitalar por quadro de asma não controlada em período superior ao da avaliação diagnóstica – desconsiderar internações que tenham sido motivadas pela necessidade de exames ou avaliação diagnóstica.

DOENÇAS CONGÊNITAS, RARAS, GENÉTICAS – DOENÇAS AUTOIMUNES

Doença Congênita: cardiopatias congênitas com comprometimento sistêmico;
Doenças Raras Síndromes Genéticas: Trissomia do 21 ou Síndrome de Down, diferentes trissomias ou condições genéticas que possa justificar imunização prioritária devido ao maior risco de agravamento;
Doenças Autoimune: diabetes, doenças reumatológicas Neoplasias/Câncer ou outras condições que prejudiquem a resposta imunológicas no momento atual (em tratamento);
Cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas;
Doenças reumatológicas com uso de medicamentos imunossupressores;
Pessoa vivendo com HIV;
Neoplasias ou doenças hematológicas em tratamentos ou que justifiquem imunossupressão;
Doença congênita/rara/genética/autoimune.

DOENÇAS HEMATOLÓGICAS:

Doença Falciforme ou Talassemia Maior.

DOENÇAS CARDIOVASCULARES:

Cardiopatias congênitas com consequências sistêmicas.

DOENÇAS NEUROLÓGICAS:

As crianças com Transtorno do Espectro Autista, Hiperatividades, Histórico de convulsões entre outros, serão vacinadas em outro momento – EXCETO se houver comprometimento físico, com dificuldade de deglutição ou risco aumentado de aspiração de alimento para vias aéreas, ou pacientes acamados;
Acidente Vascular Encefálico Mielite Transversa Paralisia cerebral com descrição de limitações Pacientes acamados.

DOENÇAS ENDOCRINOLÓGICAS:

Diabete Mellitus (Tipo1): Crianças com condição insulino-dependente devido a DM1.

*O prontuário eletrônico é considerado um documento válido como comprobatório das comorbidades acima listadas.