20 JUL 2021
Toma posse o primeiro comandante do 6º BP Choque
Também foi empossado o novo comandante do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira
Mais uma etapa foi concretizada visando dotar a Fronteira Oeste de mais segurança, através do trabalho de combate à criminalidade desenvolvido pelo Governo do Estado. Nesta segunda-feira (19), foi oficialmente empossado o major Otemar Maia Bianchini como o primeiro comandante do 6º Batalhão de Polícia de Choque (6° BP Chq), com sede em Uruguaiana e cobertura de toda a região.
O ato ocorreu no Centro Esportivo Nova Esperança e contou com a presença de diversas autoridades. A frente da cerimônia, o subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Cláudio dos Santos Feoli e o comandante do Comando de Policiamento de Choque (CPChoq), coronel André Ilha Feliú.
A criação do 6° BP Chq e do CPChq, que coordena o novo batalhão juntos dos outros cinco já existentes, foi anunciada em dezembro do ano passado, dentro da estratégia de aproveitamento dos 860 policiais militares formados naquele mês, com priorização de unidades de maior impacto regional.
𝟭º 𝗕𝗣𝗔𝗙
Junto à cerimônia de posse do primeiro comandante do 6º BP Choque, também foi realizada a troca de comando do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1º BPAF). Assumiu o comando o tenente-coronel Ives Claudio Pacheco no lugar do tenente-coronel Antônio Felipe Zinga Júnior. O ato foi presidido pelo comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste (CRPO-FO), tenente-coronel Márcio José Rosa da Luz.
𝟲º 𝗕𝗣 𝗖𝗵𝗼𝗾𝘂𝗲 𝗿𝗲𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮 𝗮𝘃𝗮𝗻ç𝗼𝘀 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝗮 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗻ç𝗮 𝗱𝗮 𝗿𝗲𝗴𝗶ã𝗼
Com a posse do comandante Bianchini, aproxima-se ainda mais a data da inauguração da sede do batalhão prevista para o mês de agosto. Antes da cerimônia, foi realizada uma visita às obras do local, em área situada no bairro Rui Ramos, onde funcionou o Centro de Atenção à Criança e ao Adolescente de Uruguaiana (CACAU). A Prefeitura Municipal de Uruguaiana cedeu o prédio para que fossem realizadas as adequações necessárias para tornar-se a sede do 6º Batalhão de Policiamento de Choque.
O prefeito Ronnie Mello disse que todos os esforços estão sendo realizados para que a obra seja entregue com maior brevidade possível. “Contamos com a colaboração de entidades e empresas parceiras que estão dando uma contribuição inestimável para que a obra seja concluída”, observou o Prefeito.
Acompanhou a visita o deputado estadual Frederico Antunes. Conforme o Parlamentar, a região ganha um importante reforço para o combate à criminalidade. “Estamos sempre desenvolvendo ações que contribuam para melhorar ainda mais o fortalecimento da segurança em todos os níveis, e o Batalhão de Choque será mais um deles”, completou.