09 AGO 2021
Prefeitura reforça combate à violência contra a mulher
Mulheres que sofrem e convivem com violência doméstica podem recorrer a um sistema que dá suporte, orienta e insere a ofendida na rede de atendimento.

A Lei Maria da Penha (11.340/2006), sancionada em 7 de agosto de 2006, completa 15 anos neste sábado (07/8). A criação da lei foi um marco na luta contra a violência doméstica. Apesar de recentes vitórias e a criação de mecanismos para combater a violência contra a mulher, a Prefeitura de Uruguaiana reforça a importância de lutar contra esse tipo de crime. Infelizmente, as últimas pesquisas indicam aumento nos episódios de violência deste tipo em nosso país. Em Uruguaiana, mulheres que sofrem e convivem com violência doméstica podem recorrer a um sistema que dá suporte, orienta e insere a ofendida na rede de atendimento.

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), desde o ano de 2020 oferece o serviço do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM). Um espaço de acolhimento e atendimento às mulheres vítimas de violência. O serviço conta com uma equipe composta por coordenação, assistente social, psicóloga e advogada, além de estagiária, prestando atendimento social, psicológico, orientação e encaminhamento jurídico, bem como acompanhamento em audiências designadas em processos judiciais com aplicação da Lei Maria da Penha. O CRAM também cumpre o papel de inserir a mulher na rede de atendimento.

Inaugurado há pouco mais de um ano, já atendeu 218 mulheres em situação de violência doméstica e familiar, ampliando o acesso das mulheres a serviços em todas as frentes no Município. Em 2021, 77 mulheres já ingressaram no serviço, contudo, o órgão continua a dar assistência e orientação a todas as mulheres que reconhecem no CRAM o lugar de referência para suas demandas.