30 AGO 2021
Prefeitura e Unipampa visam ação conjunta para funcionamento de laboratório de anatomia humana
A universidade inaugurou recentemente seu novo laboratório proporcionando à comunidade acadêmica formação mais humanizada, com manuseio de peças reais

A Prefeitura Municipal de Uruguaiana e a Unipampa realizaram reunião na tarde da última quinta-feira (26/8) para discutir ações conjuntas ao melhor aproveitamento do novo Laboratório de Anatomia Humana do campus Uruguaiana. A universidade inaugurou seu novo laboratório na última terça-feira (24/8). Desta forma, proporcionando à comunidade acadêmica formação mais humanizada, uma vez que o manuseio será com peças reais.

A proposta entregue pela universidade consiste em um trabalho de conscientização sobre a importância da doação voluntária de corpos. O projeto visa uma cooperação entre as instituições. A Prefeitura auxiliaria no custeio do translado dos carros funerários até o laboratório. A universidade também solicitou acesso às ossadas municipais. Além disso, foi pedida pela Unipampa uma isenção no Imposto Municipal Sobre Serviços para que o doador voluntário não tenha custos em cartório no momento do manifesto. A Procuradoria-Geral do Município esclareceu que não tendo tributação nos serviços do cartório, não há taxação.

Ao final da reunião, o projeto foi protocolado no Executivo Municipal para posterior análise por parte dos setores da Prefeitura relacionados à pauta.

A reunião teve as presenças da gestora da Santa Casa, Thais Aramburu; do procurador-geral do Município, Edson Pereira; da secretária de Desenvolvimento Social, Soraya Salomão; do secretário-adjunto da Saúde, Frederico Pellegrini; da diretora da Unipampa, Cheila Stopiglia; do coordenador acadêmico, João Felipe Rezer; do coordenador administrativo, Ivan Freitas; e da professora de Anatomia Humana da Unipampa, Ana Lupe Studzinski.