05 JUL 2022
TURISMO
Primeiro Grito de Carnaval: grande público foi prestigiar o encontro das escolas de samba
Agremiações estiveram representadas em apresentações que aconteceram na Concha Acústica César Passarinho no domingo à tarde
Uma grande festa, reunindo os componentes de todas as entidades carnavalescas, marcou o primeiro evento preparatório para o Carnaval Fora de Época de Uruguaiana de 2023. Durante pouco mais de duas horas, as representações das agremiações uruguaianenses subiram ao palco para mostrar a qualidade do samba local, após mais de dois anos sem a realização de apresentações conjuntas. Destaque para a presença da rainha do Carnaval do RS de 2022, a uruguaianense Tayná Vidal da Nova.
O Primeiro Grito de Carnaval reuniu todas as agremiações da cidade num espetáculo que buscou antecipar o clima da maior festa popular do país, por isso, o que se viu no Parcão, neste domingo (3), foi um encontro de famílias.

Entre as atrações, shows musicais, que contaram com as apresentações da Banda Municipal de Uruguaiana e dos grupos Samba In Fronteira e Higor Dutra.  A ordem de apresentação das escolas de samba obedeceu a classificação do último Carnaval, realizado em 2020. Por isso, pelo palco da Concha Acústica, passaram as representações de Império Serrano, Apoteose do Samba, Bambas da Alegria, Os Rouxinóis, Deu Chucha na Zebra, Imperadores do Sol, Ilha do Marduque e Cova da Onça.

O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana em parceria com a Associação das Escolas de Samba de Uruguaiana (Assesgru). Segundo Simão Almeida, responsável pela organização do evento, o objetivo era, além de retomar os eventos do carnaval, após 2 anos, tornar possível chegar à pontualidade respeitando os horários e o público presente.“E conseguimos obedecer o cronograma marcado, respeitando a pontualidade”, observou.
O prefeito Ronnie Mello esteve participando do evento e durante a abertura das apresentações das escolas ressaltou a importância da realização do evento que marcou o início oficial das atividades preparatórias para a festa de 2023. “Temos que, ao voltar a esse convívio, agradecer à saúde de todos, que torna possível a gente fazer o que ama, celebrando a vida através do carnaval”, disse o prefeito Ronnie Mello. “E aproveito para agradecer também, a todas as comunidades e ao público que veio ao Parcão prestigiar esse evento”, finalizou.
O Carnaval Fora de Época de Uruguaiana está marcado para acontecer de 9 a 11 de março de 2023, na Avenida Presidente Vargas.
Autor: Everaldo Jacques
Local: Uruguaiana