04 AGO 2022
PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO
Presidente do TJ/RS visita Uruguaiana e confirma possível nova Comarca no município
Estudo já foi iniciado, sendo o município um forte candidato se tornar comarca de entrância final
A Presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, em roteiro de visitas às Comarcas da região fronteira oeste, esteve na Prefeitura Municipal de Uruguaiana nesta quinta-feira (4).
A primeira mulher a presidir o TJ/RS foi recepcionada pelo prefeito Ronnie Mello e secretários municipais, no salão nobre do Palácio Rio Branco, sede do Poder Executivo. Durante o encontro a Magistrada falou sobre a importância do Movimento Rio Grande contra a Fome, sobre a doação pelo TJ/RS de R$ 20 milhões para a aquisição de cestas básicas e a instalação de pontos de coleta nas comarcas do Estado. “Aproveito para pedir a todos, o pediu o engajamento na campanha de arrecadação de alimentos e nas doações para as pessoas mais necessitadas”, ressaltou.
O prefeito Ronnie Mello agradeceu a visita e reforçou a atuação conjunta das instituições que atuam na defesa dos interesses das comunidades. “Quero reforçar a gratidão pelo trabalho exemplar desenvolvido pelo Tribunal de Justiça e, ao mesmo tempo, nos colocar à disposição para quaisquer pleitos”, disse.
Conforme a Desembargadora, a visita à Uruguaiana serviu como meio de garantir a aproximação do TJ/RS com todas as comunidades do interior, além de afirmar o pleno e exemplar desenvolvimento do processo de digitalização dos processos físicos. “Esse trabalho já foi encerrado em 75 Comarcas no Rio Grande do Sul, sendo Uruguaiana uma delas”, observou. “E até o final do primeiro trimestre de 2023 teremos o nosso Judiciário gaúcho 100% digital", finalizou.
A Desembargadora esteve acompanhada na visita pela 3ª Vice-Presidente do TJRS, desembargadora Lizete Andreis Sebben e pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Giovanni Conti, além do ouvidor do TJRS, desembargador Altair de Lemos Junior, e dos juízes-corregedores Luís Antônio de Abreu Johnson e André de Oliveira Pires. Ao lado da comitiva, o juiz Carlos Faraco, que atua na comarca de Uruguaiana.
O desembargador Giovanni Conti disse que o município faz parte do grupo de comunidades que poderão ser elevadas a comarcas de entrância final. “Estamos fazendo o estudo, e em breve, deveremos encaminhar o projeto de lei para a aprovação da Assembleia Legislativa”, divulgou.
Ao final do encontro, os representantes do TJ/RS receberam uma homenagem em forma de lembrança pela passagem por Uruguaiana.