16 SET 2022
Dom Pedro visita Uruguaiana 157 anos depois da Retomada
O evento contou com a participação dos músicos João Quintana, Adão Quintana, Vane Vieira, Kanela Rios, Marcos Baldez, que apresentaram músicas tradicionalistas riograndenses.
Foi realizado nesta sexta-feira (16), no Salão Nobre do Palácio Rio Branco, sede do Poder Executivo de Uruguaiana, o ato oficial, que marcou a visita à Uruguaiana de Dom Pedro Carlos de Orléans e Bragança, filho primogênito de Pedro de Alcântara Gastão de Orléans e Bragança e de Maria da Esperança de Bourbon-Duas Sicílias, infanta de Espanha. É primo de primeiro grau do rei Juan Carlos da Espanha, e chefe do ramo de Petrópolis da família imperial brasileira.
O evento contou com a presença do prefeito municipal de Uruguaiana, Ronnie Mello;do desembargador Doorgal Gustavo Borges de Andrada; do secretário de Cultura, Antônio Augusto Brasil Carús; do Dr. Marcelo de Carvalho Ribeiro, representando a Sociedade Pró-Arte e Cultura; e dos vereadores Celso Duarte e Zulma Ancinello, representantes da Câmara Municipal.
O professor Pedro Duarte discorreu sobre o Bicentenário da Independência do Brasil e sobre as ramificações históricas em torno da Retomada de Uruguaiana, que será lembrada em ato oficial no próximo domingo (18 de setembro), data que completa em 2022, 157 anos.
O descendente direto de José Bonifácio de Andrada e Silva, o patriarca da Independência, desembargador Doorgal Gustavo Borges de Andrada foi homenageado durante a cerimônia. Ele ganhou do prefeito Ronnie Mello uma placa e uma lembrança de sua estadia em Uruguaiana.
Sucessão dinástica
Pedro de Alcântara Carlos João Lourenço Miguel Rafael Gabriel Gonzaga de Bourbon de Orléans e Bragança é o primogênito de Pedro Gastão, que se declarava herdeiro legítimo da extinta coroa brasileira enquanto primogênito de Pedro de Alcântara, que por sua vez era o primogênito da princesa Isabel do Brasil. Assim, é trineto do último imperador do Brasil, Pedro II.
Com a morte de seu pai, Pedro Gastão, em 27 de dezembro de 2007, Pedro Carlos tornou-se o chefe do ramo de Petrópolis da família Orleans e Bragança , e, pelo ramo orleanista, tornou-se o brasileiro com maior precedência à sucessão do trono real francês.
O Dr. Marcelo de Carvalho Ribeiro apresentou e deu as boas-vindas ao ilustre visitante. Ressaltou a importância do fato histórico realizado em Uruguaiana, justamente no momento em que o município comemora dois fatos de alta relevância, como a Independência do Brasil e a Retomada de Uruguaiana.
O prefeito municipal Ronnie Mello assinou o termo que declarou hóspede oficial do município, Dom Pedro Carlos de Orléans e Bragança e sua esposa Patrícia. Também, neste ato, Dom Pedro recebeu a Medalha de Honra ao Mérito do Município das mãos do prefeito Ronnie Mello. Sua esposa Patrícia, recebeu um bouquet de flores em lembrança a sua estadia das mãos da vereadora Zulma Ancinello.
Dom Pedro falou sobre a importância histórica de Uruguaiana para o país e agradeceu a recepção realizada desde sua chegada à fronteira. “É com muita honra que cheguei ao município que tem muito a contar ao Brasil”, disse.
Ao falar ao final da cerimônia, o prefeito Ronnie Mello fez questão de agradecer a todos que participaram para que a visita de dois descendentes de nomes importantes da história do Brasil pudesse acontecer. “Gostaria que vocês pudessem sair de Uruguaiana com vontade de voltar à cidade que é de vocês e com a melhor das impressões possíveis”, falou o prefeito Ronnie Mello, que fez questão de citar a atenção que o Município vem dando ao turismo.
Programação 157 anos da Retomada de Uruguaiana
17 de Setembro (sábado)
Manhã 8h30min - Ilha Brasileira - Barra do Quaraí
Visita ao Marco Imperial (Ilha Brasileira, fronteira entre o Brasil, Argentina e Uruguai), com a participação de Dom Pedro Carlos de Bourbon de Orléans e Bragança, chefe da Casa Imperial Brasileira, descendente direto de Dom Pedro II; do desembargador Doorgal Gustavo de Andrada, descendente direto de José Bonifácio de Andrada e Silva; e dos prefeitos de Uruguaiana, Barra do Quaraí e dos intendentes de Monte Caseros (Argentina) e Bella Unión (Uruguai).
Tarde 17h - Largo da Santinha (Uruguaiana)
Apresentação da Banda Municipal de Uruguaiana, junto à Santinha (ao lado do AMO Uruguaiana).
Show aberto à população, reunindo os participantes do Encontro Nacional de Fuzileiros Navais da Reserva e do Grupo Uruguaianense de Basqueteiros, que realiza encontro bianual na cidade.
18 de Setembro (domingo)
Manhã (9h30min) - Obelisco (avenida Presidente Vargas c/Flores da Cunha)
Cerimônia em lembrança à Retomada de Uruguaiana, reunindo o Exército Brasileiro e a Prefeitura Municipal.
Corbélia de Flores ao pé do Obelisco, desfile militar e de cavalarianos, e alocução à data, com a participação do Dr. Marcelo de Carvalho Ribeiro e do Professor Pedro Duarte.
Apresentação da Fanfarra da 2a. BC Mec, junto Concha Acústica (11h).