13 ABR 2023
EDUCAÇÃO
MONITORAMENTO ELETRÔNICO E BOTÃO ANTIPÂNICO: FÓRUM DISCUTE AÇÕES PARA ESCOLAS MAIS SEGURAS
Evento debateu formas de aprimorar a segurança nos educandários de Uruguaiana
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed) e do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), realizou nesta quinta-feira (13/4) um fórum de debates sobre segurança nas escolas. O evento, denominado “Segurança nas escolas: um assunto de todos”, reuniu diversas instituições do poder público e da área educativa na busca por atualizações e aprimoramento sobre o tema. O encontro foi desenvolvido no Teatro Municipal Rosalina Pandolfo e contou com um público de mais de 800 profissionais que trabalham com educação.
O evento teve apresentações feitas pelo inspetor-chefe da 13a. Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alex Cavalcante; pelo delegado da Polícia Federal em Uruguaiana, Fabrício Padilha; e pelo secretário municipal de Segurança e Trânsito, Roberto Cabrera. Em suas falas, foram expostas formas de prevenção a atos violentos por meio da análise de comportamentos, a importância de não disseminar notícias falsas nas redes sociais e também ações adotadas mediante situações de tensão em eventuais casos nas escolas. Também foram feitas sugestões de como otimizar a comunicação entre os educandários e as forças de segurança.
Já o prefeito Ronnie Mello, durante sua participação, declarou que a partir da próxima segunda-feira (17/4) vai ser intensificado o cercamento eletrônico da cidade. A iniciativa consiste na instalação de câmeras no município, principalmente em áreas escolares. Além disso, já a partir da semana que vem vão ser instalados sistemas de botão antipânico nas instituições municipais, para a ativação de forma célere e discreta das forças de segurança em caso de necessidade.
“O tema nos exige diálogo e equilíbrio, porém ao mesmo tempo rapidez na busca por soluções. O que se inicia hoje é uma construção coletiva para que sejamos assertivos nas ações. É o início de uma série de iniciativas que visam maior proteção a alunos e professores”, disse o prefeito.
Cartilha
Ao final da reunião foi iniciada a distribuição da cartilha “Segurança nas escolas: precisamos falar sobre isso”, com orientações para todos os segmentos envolvidos. No guia, constam algumas práticas importantes e formas de como proceder em casos de urgência.
O material aborda como manter um controle de acesso seguro; cuidados com a manutenção das instalações da escola; e atenção a movimentações fora do comum dentro ou no entorno da instituição. Além disso, cita o monitoramento eletrônico e o acionamento do botão antipânico – sistemas que começam a ser instalados a partir da semana que vem.
Além do guia, nos próximos dias vai ser finalizado o Plano de Contingenciamento. A elaboração também é baseada na reunião desta quinta-feira. O protocolo visa a atribuição de cada entidade no enfrentamento de eventuais casos extremos.
Fórum
A realização do fórum foi definido após reunião do GGI-M, que congrega órgãos de segurança a nível municipal, estadual e federal. O evento contou com a presença de representações da Prefeitura Municipal; Câmara de Vereadores; das direções das escolas municipais, estaduais e particulares; de professores, monitores e orientadores pedagógicos e representantes de entidades de ensino; das forças de segurança; do Ministério Público Estadual; da Polícia Federal; da Polícia Rodoviária Federal; da 10ª Coordenadoria Regional de Educação; e do Conselho Tutelar.