02 NOV 2023
PLANEJAMENTO URBANO
Avanços e auxílio para Uruguaiana: anúncios feitos pelo Governo do Estado
AVALIAR
Em reunião realizada no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza apresentaram, na tarde de quarta-feira (1), o balanço de ações e novas medidas de apoio a vítimas de eventos climáticos adversos ocorridos no Estado nos últimos meses. A apresentação foi realizada em reunião com a diretoria da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).
O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello; e o vereador Carlos Delgado, estiveram representando o município no ato, ao lado do deputado estadual, Frederico Antunes, líder do Governo na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.
Anúncios contemplam Uruguaiana
Entre os anúncios feitos por Eduardo Leite, está o repasse de R$ 50 milhões em transferências fundo a fundo pela Defesa Civil estadual para prefeituras e a extensão de benefícios tributários para municípios inicialmente não contemplados. Uruguaiana é um dos municípios que será contemplado com os recursos liberados pelo Estado, por conta dos prejuízos causados pela cheia do rio Uruguai, que alcançou recentemente um de seus mais elevados níveis históricos, desabrigando centenas de famílias que residem na zona ribeirinha do município.
Ao lado do coronel Luciano Chaves Boeira, o Chefe do Executivo Municipal recebeu a confirmação de que Uruguaiana também será contemplada com a utilização de máquinas para recomposição das áreas afetadas.
Criação do 13o Batalhão de Bombeiros e extensão do pelotão para a União das Vilas
Na sequência dos encontros, já com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, junto com o governador Eduardo Leite, foi novamente reiterada a instalação do Comando Regional da Brigada Militar no município, além da mais recente conquista que Uruguaiana terá, que é a implantação do 13o. Batalhão de Bombeiros do RS, assunto encaminhado pelo vereador Egídio Carvalho.
Leite afirmou que deve ser encaminhado ao parlamento gaúcho nos próximos dias, o projeto de lei criando o 13° Batalhão de Bombeiros em Uruguaiana e a extensão do Pelotão da Corporação, que deverá ser instalado no bairro União das Vilas. A instalação fortalecerá significativamente os serviços de combate a incêndios, resgate e atendimento pré-hospitalar dos bairros próximos. Vale lembrar que a área abrangida é um dos pontos de maior densidade demográfica do município, e a unidade, uma vez instalada, estará próxima ao Aeroporto Internacional Rubem Berta, bem como na alça de acesso às rodovias federais 290 e 472, as principais ligações do Estado com os países do Mercosul, por onde circulam milhares de turistas argentinos e uruguaios nos meses de alta temporada.
Também estará localizada no entorno do Porto Seco de Uruguaiana, um dos principais pontos de fluxo de cargas entre os países do Conesul. No trânsito de mercadorias pelas rodovias da região também temos as chamadas cargas perigosas, que são gases comprimidos ou liquefeitos, inflamáveis, oxidantes, venenosos, corrosivos ou poluentes, que representam riscos às comunidades, aos trabalhadores, às instalações físicas e/ou ao meio ambiente em geral. Por isso, é ainda mais importante a instalação de uma unidade avançada na área definida.
Local: Porto Alegre