Uruguaiana recebeu na última quinta-feira (13/6) representantes da União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul (UPM). Na oportunidade, a entidade fez um comunicado às instituições que, a partir de assembleia interna, foi discutido que o município da Fronteira Oeste seria o mais indicado a sediar o Observatório do Rio Uruguai.
A ação teria viés educativo, sustentável e de preservação, cuidado com a bacia, e mapeamento da qualidade da água. Na equipe, constariam biólogos, geólogos e químicos. O projeto também prevê a união de forças dentre as mais diversas instituições nas mais diferentes frentes de monitoramento.
A UPM destaca a importância da união de forças na busca de trabalhos preventivos, principalmente ao levar em conta a catástrofe que assolou o Rio Grande do Sul em maio deste ano.
Participaram da reunião: Prefeitura de Uruguaiana; UPM; Câmara de Vereadores; Defesa Civil Municipal; 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada do Exército Brasileiro; OAB Uruguaiana; Marinha do Brasil; Acupama; Comissão das Relações Internacionais e Integração do Mercosul (CRIIM); e Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Educação e Infraestrutura.