A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestra), realizou ações de fiscalização durante o final de semana dos dias 4 e 5 de janeiro no município. Agentes de trânsito e servidores da Ronda Ostensiva Municipal Urbana (Romu) fizeram barreiras e abordagens nas vias da cidade.
Sábado, 4 de janeiro:
Agentes de trânsito e guarnições da Guarda Municipal realizaram operação às 16h15 na Rua XV de Novembro. A ação de fiscalização, feita por três guarnições, abordou 72 veículos entre carros e motos. Desses, houve seis autuações e um recolhimento.
Domingo, 5 de janeiro:
Durante a manhã, a partir das 10h25, sete agentes da Romu e dois agentes de trânsito fizeram uma barreira na Rua Domingos de Almeida. A ação de fiscalização abordou 94 veículos, sendo 74 carros e 20 motos. Foi feito um auto de infração pelo não uso do cinto de segurança e uma remoção.
Ainda no domingo, os servidores realizaram outra operação a partir das 17h. Na ocasião, foram abordados 55 veículos, com 46 carros e nove motos. Durante a ação não foram encontradas irregularidades. O trabalho contou com a participação de seis agentes da Romu e dois agentes de trânsito.
Trabalho intensificado
O trabalho fiscalizatório foi intensificado neste fim de 2024 e início de 2025. Em conjunto com a Brigada Militar, foram feitas diversas abordagens e, já na virada do ano, uma ação enérgica pra coibir irregularidades e a perturbação do sossego da comunidade. A iniciativa na madrugada do réveillon resultou, inclusive, em prisões.
Ocorrências dos dias 5 e 6 de janeiro
Além das barreiras realizadas, a corporação também atendeu ocorrências no último fim de semana. Durante a tarde do domingo, foi atendida ocorrência no bairro São Miguel em razão de desentendimento familiar. Na madrugada do domingo, um acidente de trânsito na esquina das ruas General Hipólito com General Vitorino. Já na madrugada desta segunda-feira (6/1), foi atendida ocorrência de lesão corporal no bairro Vila Júlia. O SAMU deslocou viatura até o local e conduziu a vítima ao Pronto Socorro do Hospital. A guarnição registrou a ocorrência na delegacia em razão da vítima não ter condições de fazê-la.
Texto: Thiago Valença/Ascom PMU
Fotos: Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito.