Confira como funciona a rede de atendimento
O ano começa com um chamado para a conscientização e a promoção da saúde mental. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Em Uruguaiana, durante o mês, a temática será abordada junto aos usuários na rede de atenção básica.
Em Uruguaiana, a Prefeitura de Uruguaiana, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), avançou consideravelmente no que se refere ao atendimento especializado neste setor.
Conheça os serviços:
O Centro de Atendimento Psicossocial (Caps 2) oferece um serviço de portas abertas, destinado a cuidar de pessoas maiores de 18 anos, com sofrimento psíquico de moderado a grave, e persistente. Já o Caps Álcool e Drogas (Caps AD) atende pessoas com sofrimento psíquico relacionado ao uso abusivo dessas substâncias.
As unidades atendem das 8h às 18h, de forma imediata e dispensam a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento para acessar esses dois serviços. Elas contam com uma equipe multiprofissional que presta atendimento individual e em grupo e oferece atividades terapêuticas dando apoio e orientação familiar. Ainda, a rede oferta medicamentos, apoio social, intervenções em crises, prevenção e promoção da saúde e visita domiciliar.
Ambulatório
Ainda, o município dispõe do Ambulatório de Saúde Mental, que atende crianças, adolescentes e adultos com qualquer tipo de sofrimento psíquico leve a moderado. O funcionamento é das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Trata-se de um serviço ambulatorial de atendimento especializado. O setor conta com uma equipe multiprofissional (clínico geral, psiquiatras, psicólogos, psicopedagogas, pedagogas). Todas as Estratégias da Saúde da Família dispõem de psicólogos.
Texto e arte: Daiany Mossi/Secretaria de Saúde