A Prefeitura Municipal de Uruguaiana adotou soluções estratégicas para enfrentar desafios que afetam a vida dos moradores do interior, como um impasse burocrático no transporte escolar rural e também a necessidade de manutenção definitiva de um equipamento no poço que garante abastecimento às pessoas que residem na região da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Machado, na localidade Três Bocas, próximo ao Plano Alto.
Em uma força-tarefa administrativa ordenada pelo Prefeito Municipal de Uruguaiana, Carlos Delgado, com a participação de diferentes secretarias, o Município realizou uma licitação, ainda antes do ano letivo de 2025, para a contratação de empresas responsáveis pelo transporte escolar de alunos do interior, com exigências que garantem maior qualidade e mais segurança aos estudantes.
Obedecendo todos os trâmites e prazos legais, o processo foi executado com sucesso e está na fase final, onde a empresa vencedora não apresentou a documentação dentro do prazo necessário e, respeitando todas as determinações jurídicas, a outra empresa que havia ocupado o segundo lugar no processo licitatório foi convocada para a apresentação das documentações necessárias para o início dos serviços.
Esta fase tem uma previsão de até 10 dias para a conclusão e está sendo diretamente acompanhada pela Prefeitura, que pensando nos moradores afetados, atua da forma mais ágil possível para garantir a solução rápida para o desafio.
É importante destacar que uma outra empresa, vencedora de dois lotes do processo licitatório, apresentou a documentação necessária e deve começar a prestação dos serviços em breve. Mesmo assim, a Prefeitura se mantém atenta e proativa na resolução do restante desta situação, que como mencionado, já deve ser concluída nos próximos dias.
Solução para o abastecimento nas Três Bocas
Ainda focada no cuidado com os moradores do interior, a Prefeitura adotou uma solução estratégica para garantir maior agilidade na solução do problema que afeta o abastecimento de água aos moradores da localidade Três Bocas, próxima ao Plano Alto, onde um poço localizado na Escola Oscar Machado apresenta necessidade de manutenção na bomba que capta água potável.
Por ser um dos primeiros municípios a ter a situação de emergência, pela estiagem, reconhecida no Rio Grande do Sul após uma outra força-tarefa para garantir a documentação necessária, Uruguaiana realizou a contratação emergencial de uma empresa para fazer manutenção do poço, visando uma solução mais definitiva para o problema de abastecimento no local, que hoje recebe água em um trabalho intenso da Defesa Civil, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos e concessionária de água.
“É inaceitável ter moradores com dificuldade no acesso à água em qualquer momento do ano, mas principalmente durante essa forte onda de calor. Por isso, nós não paramos em nenhum momento de trabalhar para garantir o abastecimento de água nessas comunidades. Água é dignidade e estamos agindo para que todos tenham acesso a ela. Infelizmente, esses problemas acontecem, mas não fechamos os olhos, pelo contrário, encaramos de frente como verdadeiros parceiros da nossa gente”, afirmou o Prefeito Carlos Delgado.
Força pro interior
Para minimizar os efeitos causados pela estiagem e forte onda de calor, nos últimos meses a Prefeitura já enviou mais de 600 mil litros de água potável para comunidades do interior, o que totaliza mais de 1 milhão de garrafas pet de água mineral, num rápido comparativo. A Prefeitura de Uruguaiana, respeitando a ordem do Prefeito Carlos Delgado, continua trabalhando para garantir os cuidados necessários com os moradores do interior.
Autor: Jeffersom Mattivi/Secom PMU