A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zilda Arns mais uma vez se confirma como um importante pilar no atendimento emergencial em Uruguaiana, garantindo uma assistência eficaz aos pacientes. Nos dois primeiros meses de 2025, a unidade registrou um total de 10.900 atendimentos, sendo 5.667 em janeiro e 5.233 em fevereiro. Esses números refletem o comprometimento dos profissionais em oferecer um serviço de qualidade, assegurando que cada pessoa receba o cuidado necessário.
Atualmente sob administração do Hospital Santa Casa de Uruguaiana, a UPA conta com 84 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em radiologia e enfermagem, farmacêuticos, higienistas, condutores e outros colaboradores que desempenham funções essenciais para o funcionamento da unidade.
A estrutura da UPA está preparada para atender casos de urgência e emergência, dispondo de salas de medicação, emergência, leitos de isolamento e observação para adultos e crianças, sala de curativos, eletrocardiograma (ECG) e raio-x. Além disso, os pacientes podem contar com exames como radiografias, exames laboratoriais, eletrocardiogramas laudados, tomografias computadorizadas e ecografias, garantindo diagnósticos rápidos e precisos.
“Estamos trabalhando para mostrar que o cuidado com as pessoas não é só discurso político. De fato, todo nosso governo está focado em ações que melhoram a qualidade de vida dos nossos moradores. Temos muitos desafios pela frente, mas continuamos firmes com esse propósito claro”, afirmou o prefeito Carlos Delgado.
Com estrutura qualificada e uma equipe dedicada, a UPA Zilda Arns mantém o compromisso em proporcionar um atendimento eficiente e humanizado, assegurando que a saúde das pessoas de Uruguaiana seja sempre uma prioridade.
Autor: Thaís Vieira/Secom PMU