Na última quarta-feira (13), representantes de Uruguaiana estiveram em Santana do Livramento para participar da I Oficina Regional de elaboração do Plano Estadual de Atenção Integral à Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das Águas (PIAPS) voltado à população Quilombola. O evento reuniu profissionais da saúde e lideranças comunitárias da região para debater e fortalecer a atenção à saúde dessas comunidades.
Representando a nossa cidade, participaram a enfermeira Lilian Stumm, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ivanoir Arruda Ocanha Miranda, da Emater, e Vanda Castro Moraes, representante da comunidade Quilombola de Uruguaiana. Durante a oficina, foram pactuadas ações estratégicas e promovida uma importante troca de experiências entre os municípios da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS). Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar demandas e construir planos de ação para atender melhor às necessidades das comunidades quilombolas.
A oficina foi ministrada por Jaqueline Oliveira Soares, coordenadora da Política de Atenção à População Negra da Secretaria Estadual da Saúde (SES), e Maria de Fátima Castro Mulazzani, coordenadora da Política de Equidade e Quilombola da 10ª CRS. O evento reforçou a importância do diálogo e da construção coletiva de estratégias para garantir mais qualidade e acesso aos serviços de saúde para essas populações.
A Prefeitura de Uruguaiana se mantém focada em fortalecer as políticas públicas inclusivas e reforça o seu compromisso com a equidade na saúde, garantindo que todas as comunidades tenham acesso a um atendimento digno e qualificado.
Autor: Thaís Vieira/Secom PMU