A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), órgão da Prefeitura de Uruguaiana, divulgou nesta segunda-feira (31/3) o número de atendimentos realizados pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) durante março de 2025. Popularmente conhecidos como postos de saúde, as unidades realizaram 34.245 atendimentos dos mais variados segmentos de 1º a 30 de março deste ano.
O dado de março se soma aos 59.349 atendimentos de janeiro e fevereiro. Os números totalizam 93.594 suportes à população somente nos três primeiros meses de 2025. Dentre os atendimentos estão consultas médicas espontâneas; ambulatoriais; odontológicas; farmacêuticas; relacionados à nutrição; preventivas; dentre outras. Atualmente, dentre ESF’s e unidades básicas de saúde, Uruguaiana tem 23 estabelecimentos.
“Os números refletem todo o trabalho que visa dar suporte também nos bairros. Os postos de saúde descentralizam o atendimento e intensificam o cuidado com as pessoas. Esses números representam o engajamento das nossas equipes no suporte à população”, declara o prefeito Carlos Delgado.
Ampliações e melhorias
Em breve, duas unidades de Uruguaiana terão obras concluídas. Trata-se da ESF 7 (União das Vilas) e da ESF 9 (Barragem Sanchuri). A primeira terá ampliação e reforma elétrica. Já a segunda vai ganhar novos espaços. Somente nessas duas obras cerca de 12 mil pessoas vão ser beneficiadas com as melhorias.
“A qualificação a ampliação das estruturas é fundamental para um bom atendimento. Essa etapa do trabalho tem um ganho importante para população do interior e pra União das Vilas, que tem cerca de dez mil pessoas”, destaca a secretária de Saúde, Ane Caroline Barreto.
Horário estendido
Além disso, também foi implementado o horário estendido em postos de saúde da cidade: ESF 7 (União das Vilas) e ESF 22 (Cabo Luis Quevedo). Ambas funcionam até 19h30.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU