A UPA Zilda Arns atingiu o número de 17.154 atendimentos em 2025. O cálculo, que representa o primeiro trimestre do ano, foi divulgado pela unidade nesta terça-feira (1/4). Em março, foram totalizados 6.254 atendimentos à população de Uruguaiana. O número é somado aos 10.900 serviços prestados durante os meses de janeiro e fevereiro. Diariamente, os trabalhos variam entre 180 e 230 atendimentos.
“Os números expressivos mostram a importância da UPA Zilda Arns na estrutura da saúde de Uruguaiana. Junto aos postos de saúde e Hospital Santa Casa, faz um trabalho elementar de suporte à população. Esse contexto nos mostra a relevância da unidade e reforça o nosso compromisso de qualificá-la cada vez mais”, destaca o prefeito Carlos Delgado.
Entre setembro de 2017, mês de sua inauguração, e março de 2025 a UPA Zilda Arns já totaliza 444.306 atendimentos.
Setores e estrutura
Atualmente, a UPA é administrada pelo Hospital Santa Casa de Uruguaiana e conta em seu quadro com 84 funcionários entre médicos, enfermeiros, técnicos em radiologia, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, higienistas, condutores, e demais trabalhadores para atividades internas.
A estrutura da UPA é composta por salas de medicações, emergência, leito de isolamento, leito de observação para adultos, leito de observação para crianças, sala de curativos, sala de eletrocardiograma (ECG), e sala para raio-x.
Dentre os exames que podem ser realizados na unidade, estão: radiografias, exames laboratoriais, eletrocardiogramas laudados, tomografias computadorizadas e ecografias.
Parceria com o Hospital do Coração de São Paulo
Em 2023, a UPA Zilda Arns foi uma das 800 unidades de saúde brasileiras escolhidas para firmar uma parceria com o Hcor (Hospital do Coração de São Paulo). Uma forma de reconhecimento pelo trabalho prestado pela equipe da unidade.
O projeto é denominado “Boas Práticas em Cardiologia”. Os exames são laudados via tele eletrocardiograma por médicos cardiologistas do hospital paulista. As avaliações são feitas 24 horas por dia. Desde o início do projeto, já foram feitos 3.093 exames ECG dentro do programa.