A Prefeitura de Uruguaiana, por meio do Conselho Municipal de Saúde, realizou na última quarta-feira (23/4), a 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento foi realizado com a participação de gestores da saúde, profissionais da área, representantes de ONGs, entidades sindicais, usuários do SUS e estudantes, reforçando o compromisso coletivo com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
A conferência teve como tema central “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e promoveu um importante espaço de escuta, diálogo e proposição. “Estamos aqui para ouvir e construir juntos um caminho de valorização e cuidado com aqueles que fazem a cidade acontecer todos os dias”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Dra. Ane Caroline Barreto.
Ao longo do dia, os participantes se dividiram em grupos e discutiram propostas a partir de três eixos temáticos principais:
• Eixo I: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT);
• Eixo II: Novas relações de trabalho e seus impactos na saúde do trabalhador e da trabalhadora;
• Eixo III: Participação popular e o papel do controle social na construção de uma saúde do trabalhador mais efetiva.
Além do debate, a conferência também promoveu a eleição das pessoas delegadas que representarão o município na 4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (4ª CESTT), que será realizada em Porto Alegre, sendo eles: Maria Medianeira (titular), Olibio Freitas (Suplente), Manuella da Silva (titular), Rene Picolli (Suplente), esses representando os usuários do SUS. Também foram eleitos: Diego Cantori (titular) e Lilian Stumm (suplente) na área de gestor/prestador. E por fim, representando os trabalhadores: Liliane Maia Martins Soares (titular) e Daniele Rigon Soares (suplente).
A iniciativa demonstra o esforço contínuo da gestão em fomentar políticas públicas que valorizem a saúde no ambiente laboral e garantam os direitos dos trabalhadores. A organização da Conferência foi da Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana, que também será responsável por viabilizar a participação da delegação local na etapa estadual.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU