A Prefeitura de Uruguaiana vem realizando encontros e reuniões de alinhamento e troca de ideias através da Comissão de Apoio às Famílias Atípicas, visando discutir e esclarecer conceitos, projetos e dúvidas. Nesta quinta-feira (24/4), ocorreu mais uma reunião no Salão Nobre da Prefeitura.
No encontro, estiveram presentes familiares atípicos que buscam apoio e orientações, a coordenadora da Comissão, profissionais representando a Secretaria de Saúde e o Secretário de Esporte, Lazer e Inclusão, Anderson Menezes. Além disso, representantes da Barragem Sanchuri também marcaram presença com a intenção de expandir o Projeto Movimento, que atualmente beneficia 352 crianças, visando oferecer assistência no interior.
"O Projeto Movimento é um amparo fundamental para as crianças atípicas e suas famílias. Todos os resultados obtidos mostram a seriedade e a eficácia desse programa que, a partir de agora, também vai melhorar a qualidade de vida dos jovens e famílias do interior do município", ressalta o prefeito Carlos Delgado.
Durante a reunião, foram discutidos temas como o cuidado com a saúde das pessoas atípicas e as melhorias que podem ser implementadas, além de atividades e projetos voltados para o desenvolvimento físico, mental e social dos alunos do Projeto Movimento, bem como a sua expansão para o interior do município. O projeto de ampliação tem previsão de início em maio de 2025. A Smel prevê que no interior do município mais 25 crianças vão ser atendidas com duas aulas semanais. Inicialmente, essas atividades vão ocorrer em espaço próximo à Estratégia de Saúde da Família 9 (Barragem Sanchuri).
“Continuaremos com nossas atividades voltadas para crianças e jovens com autismo, buscando sempre melhorias e recursos para implementar mais exercícios e projetos que apoiem essa causa. Assim, continuaremos a cuidar de quem mais precisa: a população” destaca o secretário municipal de Esporte, Lazer e Inclusão, Anderson Menezes.
O encontro foi organizado e realizado pela Secretaria de Saúde (SMS) e Secretaria de Esporte, Lazer e Inclusão (SMEL).
Autor: Dara Verfe - Secom/PMU