A Prefeitura de Uruguaiana vem se empenhando em resgatar animais abandonados ou em situações de maus-tratos. Esses animais são acolhidos e recebem os cuidados necessários no Abrigo Municipal de Cães Rosa Maria Pasqualotto. De janeiro a abril, foram realizados 82 resgates.
No primeiro quadrimestre de 2025, além dos 82 resgates, foram registradas 41 adoções responsáveis de cães. Dessa forma, 50% dos animais resgatados, após receberem os cuidados clínicos, já se encontram em um lar.
“Este esforço demonstra a importância que damos ao cuidado e ao bem-estar animal em nossa gestão. Estamos sempre incentivando que os serviços sejam oferecidos de maneira acolhedora e com qualidade”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
Atualmente, mais de 250 cães estão abrigados no Abrigo Municipal. Todos eles recebem vacinas, vermífugos e microchips. O local conta com uma equipe composta por uma veterinária, cinco estagiários que trabalham sob sua orientação e três auxiliares que colaboram nos cuidados e na organização. O abrigo funciona de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.
O Abrigo Municipal de Cães Rosa Maria Pasqualotto é administrado pela Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (Semas). Está localizado na Rua Senador Silveira Martins, que dá acesso à BR-472, e pode ser contatado pelo telefone (55) 3911-3027.
Autor: Dara Verfe - Secom/PMU