Na próxima segunda-feira (12/5), será realizada a Caminhada das Mulheres Lúpicas e Fibromiálgicas em alusão ao Dia Mundial do Lúpus e ao Dia Nacional de Conscientização sobre a Fibromialgia. A ação tem como objetivo dar visibilidade às duas condições de saúde que afetam milhares de pessoas, principalmente mulheres, e reforçar a importância do diagnóstico precoce, da empatia e da luta por mais políticas públicas voltadas à saúde.
A concentração será no Parque Dom Pedro II (Parcão), pela rua Gen. Flores da Cunha, a partir das 15h; e o percurso seguirá até a sede da Prefeitura Municipal de Uruguaiana. Toda a comunidade está convidada a participar vestindo roupas nas cores roxa ou lilás, que simbolizam as causas do Lúpus e da Fibromialgia.
O prefeito Carlos Delgado destaca a importância desta mobilização. “Esta caminhada é um momento importante para conscientizar a população sobre o Lúpus e a Fibromialgia. Precisamos apoiar quem convive com essas condições e trabalhar por políticas públicas que ampliem o cuidado com essas pessoas”.
Organizada pelo Grupo de Mulheres Lúpicas e Fibromiálgicas de Uruguaiana, a caminhada busca ampliar o acesso à informação e chamar a atenção da sociedade para os impactos dessas doenças na rotina de quem convive com elas.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU