O cuidado com a saúde das pessoas segue sendo prioridade diária em Uruguaiana. Prova disso é o trabalho desenvolvido pelo Laboratório Municipal de Análises Clínicas (LAC), que junto ao Laboratório de Fronteira de Uruguaiana (LAFRON), realizou entre os meses de janeiro e abril de 2025 um total de 84.193 exames, atendendo 10.197 pacientes de forma gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com estrutura moderna e equipe qualificada, o LAC é responsável por atender todas as unidades de saúde vinculadas à Secretaria Municipal de Saúde. As coletas de sangue acontecem de forma descentralizada nas 18 Estratégias de Saúde da Família (ESF's) do município e nas quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS's): São Marcos, João Arregui, Plano Alto e Prisional. Esse modelo de atendimento evita deslocamentos até a região central da cidade, proporcionando mais conforto, agilidade e eficiência para as pessoas que utilizam do SUS.
“Nosso compromisso é oferecer um serviço público de saúde que funcione com qualidade para quem precisa de atendimento”, destaca o prefeito Carlos Delgado.
Além disso, o sistema é estruturado de forma que os resultados dos exames são enviados diretamente às unidades de saúde de origem, permitindo que, caso haja qualquer alteração, o próprio sistema agende automaticamente uma consulta com o médico da unidade e toda a equipe multidisciplinar. Um fluxo inteligente que garante respostas rápidas e continuidade no cuidado.
O LAC conta com dois biomédicos, dois bioquímicos, três auxiliares de laboratório, quatro técnicos de enfermagem, dois agentes administrativos e dois estagiários. Todos os profissionais são capacitados e em constante processo de aperfeiçoamento, reforçando o compromisso da Prefeitura com a saúde pública de excelência. Já o Lafron, voltado à vigilância laboratorial, atua com foco na análise dos principais agravos de saúde pública e complementa o trabalho realizado nas unidades, bem como, da região da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) que é composta por 11 municípios, incluindo Uruguaiana.
Esse esforço integrado entre as ESF's e o Laboratório Municipal garante às pessoas um acesso mais justo, rápido e humanizado aos serviços de diagnóstico, promovendo mais saúde e dignidade para todos.
O Laboratório Municipal de Uruguaiana fica na Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Presidente Vargas, 2031.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU