O governador Eduardo Leite confirmou, na tarde desta quarta-feira (21/5) em encontro no Palácio Piratini, a recondução do uruguaianense Alexandre Saltz ao cargo de procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul. Saltz foi o mais votado na eleição interna do Ministério Público com 516 votos. O resultado foi divulgado no último sábado (17/5). Ele vai exercer o segundo mandato na função. Agora, até 2027.
A solenidade de posse acontece no próximo dia 6 de junho, sexta-feira, no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, na sede do Ministério Público em Porto Alegre.
Trajetória
Alexandre Sikinowski Saltz nasceu em Uruguaiana e formou-se em Direito pela PUCRS. Ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul em 1990 e atuou nas Promotorias de Santiago e Uruguaiana. Em Porto Alegre, atuou nas Promotorias da Fazenda Pública e de Defesa do Meio Ambiente. Também foi professor da PUCRS em Uruguaiana, de 1992 até 2005, e professor de Direito Ambiental nos cursos preparatórios da Fundação do Ministério Público (FMP). Desde junho de 2023 é o procurador-geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU