A Prefeitura de Uruguaiana iniciou, na manhã desta segunda-feira (14/7), a pavimentação com concreto do trecho da Rua Íris Valls, no bairro Nova Esperança, entre as ruas Prado Lima e Gregório Beheregaray. A ação é realizada mediante o Programa Municipal de Asfaltamento e executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra). Somente no bairro Nova Esperança, são 7,1 mil pessoas beneficiadas diretamente com a melhoria, além dos incontáveis moradores que passam pelo local diariamente.
As equipes executam a obra de acordo com as normas técnicas. São 52cm de escavação; base de rachão; base de brita; e camada de 12cm de concreto com fibra. Este tipo de pavimentação, comum no Uruguai e Argentina, gera economia de 30% comparada à forma tradicional de asfaltamento. Além da pavimentação, a obra também comporta a colocação de meio-fio.
“Ninguém merece conviver com a poeira. Melhorar esse cenário foi um compromisso firmado pela nossa gestão e que já vem se tornando realidade. Ações reais que geram resultado e melhoram a vida das pessoas. Estamos concluindo esse trabalho no bairro Nova Esperança e prosseguimos com cinco frentes simultâneas no município. Por etapas, estamos avançando”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
A previsão é de que a concretagem seja concluída nesta sexta-feira (18/7) e liberação do trânsito ocorra na próxima na próxima semana.
Ação faz parte de combate aos buracos, barro e poeira
Além do avanço citado, Uruguaiana tem, em andamento, obras de pavimentação de ruas na Venancio Aires, bairro São João, em fase de preparação de base; na Rua Adir Mascia, no bairro Rio Branco; na Rua Eustáquio Ormazabal, trecho que está sendo recapeado e que abrange os bairros Nova Esperança e Alexandre Záchia; na Travessa Francisco Orci, no bairro São Miguel; e na Rua Estilac Leal,em fase de escavação mediante o Programa Mediar (obra de 1,5km que atende os bairros Cabo Luís Quevedo e Alexandre Zachia).
Já foram finalizados, em 2025, trechos da Rua Julio de Castilhos, bairro São João; Rua Ludgério Muller, bairro Ipiranga; Rua das Peras, acesso ao conjunto habitacional Olavo Rodrigues; e o recapeamento da ligação da Avenida Setembrino de Carvalho com Rua Duque de Caxias.
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU