Nesta quinta-feira, 24/07, mais uma edição da operação Rastro Limpo foi realizada. Esta foi a quinta edição da ação que tem como foco a retirada de veículos abandonados irregularmente nas vias públicas. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Segurança e Trânsito (SESTRA).
A ação foi contou com a atuação dos Agentes de Trânsito e dos Guardas Municipais da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SESTRA)e também dos agentes de Endemias, além da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de fiscais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SEMUDE). As atividades começaram pela manhã e seguiram ao longo da tarde.
As equipes iniciaram os trabalhos indo aos endereços com veículos que já foram notificados na operação anterior. Os agentes de endemias e a vigilância sanitária realizaram vistorias nos automóveis para identificar o acúmulo de resíduos e água parada.
“Cada veículo fiscalizado reafirma o nosso compromisso com a cidade e com as pessoas, trazendo mais segurança aos pedestres, motoristas e principalmente moradores das regiões onde acontecem essas irregularidades”, destacou o prefeito Carlos Delgado
A quinta fase da operação teve dois focos principais: a verificação de novas denúncias de veículos abandonados e o acompanhamento de casos já notificados nas etapas anteriores, para garantir que os responsáveis tenham cumprido com as determinações. Nos casos em que o prazo se esgotou sem a retirada do veículo, as equipes realizaram a remoção.
Durante a operação, foram registrados os seguintes casos:
• 03 veículos foram removidos;
• 16 veículos foram notificados com prazo de cinco dias para regularização;
• 02 autuações de trânsito foram aplicadas;
• 01 notificação foi emitida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além disso, 24 veículos que haviam sido notificados em fases anteriores já estavam com as irregularidades sanadas, demonstrando o caráter educativo e preventivo da operação.
Nos casos em que o responsável pelo veículo foi localizado no momento da abordagem, foi solicitada, aos veículos irregulares, a retirada imediata. Quando houve recusa ou impossibilidade de remoção, a SESTRA executou o recolhimento com o apoio de guincho.
Autor: Pedro Marques - Secom/PMU