Atraída pelo vai e vem da tradicional Feira da Praça aos domingos e pelo aroma de cultura no ar, uma nova colheita vem se consolidando em Uruguaiana: o gosto pela leitura. A Quitanda Literária, promovida pela Prefeitura de Uruguaiana, através da Secretaria de Cultura, é uma atração frequente nas manhãs de domingo na Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo. A próxima edição acontece no dia 3 de agosto, das 8h às 12h.
Inspirada nas feiras livres, a Quitanda Literária transforma livros em frutos culturais ao alcance de todos. Com obras dispostas em cestos, como se fossem produtos frescos, a ação convida o público a escolher títulos de maneira descontraída e acessível, incentivando a leitura em diferentes faixas etárias.
Funcionando como um ponto alternativo de empréstimo de livros, a iniciativa facilita o contato com o acervo da Biblioteca Municipal Luiz Guilherme do Prado Veppo e fortalece os laços entre a literatura e a comunidade local.
“A Quitanda Literária é feita com o objetivo de levar os livros para perto das pessoas, de maneira simples e acolhedora. Mais do que incentivar a leitura, queremos oferecer momentos de lazer e encantamento fora da rotina, tudo de forma gratuita e acessível”, destacou o secretário municipal, Lourival Araújo Gonçalves.
Com edições quinzenais, a Quitanda Literária vem ampliando o acesso à cultura de maneira lúdica, promovendo o encantamento pelos livros em meio ao cenário vibrante da feira. A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Uruguaiana que por meio da Secretaria de Cultura promove a valorização da leitura como ferramenta de transformação social.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU