A territorialização é um dos eixos estruturantes da Atenção Primária à Saúde (APS) e garante que cada pessoa esteja vinculada a uma equipe de referência para acompanhamento contínuo. Seguindo este princípio, nos dias 14/08 e 15/08, equipes da Coordenadoria dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizaram visitas domiciliares no Loteamento Olavo Rodrigues para identificar o perfil sociodemográfico e de saúde das pessoas que lá residem. O levantamento também orientou que, neste momento, a referência para atendimento é a Estratégia Saúde da Família (ESF) 18, no bairro Profilurb, já que muitos dos novos moradores vieram de diferentes regiões da cidade e possuíam vínculos anteriores com outras unidades.
Em função dessa nova realidade, a ESF 18 receberá atualização em sua estrutura, incluindo a ampliação da equipe com mais um médico, uma enfermeira e demais adequações profissionais conforme o surgimento da demanda. Essa decisão foi pensada de forma estratégica, baseada em estudos como o realizado nas visitas, garantindo que a ampliação do atendimento ocorra de forma planejada e proporcional às necessidades reais das pessoas.
“Compreender o perfil das pessoas que vivem no Olavo Rodrigues é fundamental para garantir a continuidade das ações em saúde e também nos direciona na busca de incentivos para, no futuro, viabilizarmos a construção de uma nova ESF. Cada passo é baseado em estudo, para que o serviço que oferecemos seja de qualidade e se mantenha sólido e duradouro”, destacou o prefeito Carlos Delgado.
A ação, fundamentada nas diretrizes do Ministério da Saúde para a APS, tem como objetivo de curto prazo conhecer as demandas e vulnerabilidades das famílias que passam a integrar a área de abrangência da ESF 18. A médio e longo prazo, os dados obtidos serão integrados ao sistema municipal de saúde e servirão de base para avaliar a viabilidade da implantação de uma nova ESF para a localidade.
Participaram do trabalho as equipes das ESFs 14 (bairro Tabajara Brites), 17 (Nova Esperança), 18 (bairro Profilurb) e 20 (CAIC). Durante as visitas, foram mapeadas informações essenciais para a gestão em saúde, como número de gestantes, crianças, idosos, pessoas com doenças crônicas, acamados ou com mobilidade reduzida, indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais condições de saúde previstas no escopo de atuação dos ACS. Esse levantamento qualifica o planejamento das ações e permite o acompanhamento, fortalecendo a coordenação do cuidado.
“A territorialização é uma ferramenta estratégica para que possamos planejar com responsabilidade e profissionalismo, conhecendo de forma detalhada quem precisa dos serviços, onde está e como podemos chegar até essas pessoas. É esse conhecimento que sustenta uma Atenção Primária resolutiva e de qualidade”, afirma a coordenadora dos Agentes Comunitários de Saúde, enfermeira Judite dos Santos Martins, que integra a Coordenação da Atenção Primária à Saúde.
OLAVO RODRIGUES, UMA GRANDE E RECENTE CONQUISTA DA CIDADE
O Loteamento Olavo Rodrigues é uma importante e recente conquista para Uruguaiana. No dia 19 de maio, foi realizada a cerimônia de entrega das primeiras chaves aos contemplados do conjunto habitacional, que integra o Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. Ao todo, são 441 moradias, sendo 225 destinadas ao público geral e 216 a famílias oriundas de áreas atingidas por enchentes, representando um investimento de R$ 45,9 milhões.
Aproximadamente 1,7 mil pessoas que hoje chamam o loteamento Olavo Rodrigues de lar.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU