A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última segunda-feira (18), uma formação especial voltada aos professores que atuam nas Salas de Aprendizagem. A capacitação aconteceu na sede da SEMED, e teve como objetivo aprimorar as estratégias pedagógicas utilizadas na aprendizagem, com ênfase no uso de jogos criativos para estimular o aprendizado de forma lúdica e multidisciplinar.
A formação foi conduzida pela professora Mônica Soltau, renomada educadora de Itapema/SC, especialista em metodologias inovadoras de ensino. Durante o evento, a profissional apresentou 16 jogos pedagógicos desenvolvidos para trabalhar de maneira dinâmica e divertida os conteúdos escolares, com foco em atividades adaptadas às dificuldades específicas de cada aluno.
“Iniciativas como esta são fundamentais para o desenvolvimento de práticas educacionais inovadoras, que fazem a diferença na formação dos estudantes e contribuem para a construção de um futuro mais promissor para todos”, disse a secretária municipal de Educação Dirce Gracioso Soares.
Além dos jogos, os educadores receberam um manual detalhado que traz orientações e sugestões de atividades, com a identificação clara das habilidades que cada jogo e atividade visa desenvolver. A proposta da formação foi promover uma aprendizagem mais eficaz e envolvente, utilizando recursos lúdicos que ajudam no processo de fixação dos objetos de conhecimento, estimulando o interesse e a participação ativa dos estudantes.
Esta ação fortalece o compromisso da Prefeitura de Uruguaiana de oferecer um ensino de qualidade, que respeite as individualidades e potencialidades de cada aluno.