A Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio de uma ação integrada entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde, realizou durante os dias 21 e 22 de agosto, na Escola Dom Hermeto, uma importante formação voltada à qualificação dos profissionais da Rede Municipal de Ensino, com foco na gestão do conhecimento, nas práticas de atenção e no fortalecimento da articulação entre saúde e educação.
Com o objetivo de desenvolver competências para a atuação segura e eficaz em situações de urgência nas unidades escolares, a iniciativa teve como tema central os "Primeiros Socorros na Atenção Escolar", aliando teoria e prática em um modelo inovador de capacitação.
Durante a formação, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos por meio de oficinas práticas e conteúdos estruturados, como a "Oficina de Elaboração de Fluxogramas de Atuação em Primeiros Socorros na Escola" e o eixo "Educação e Saúde na atenção à assistência, urgências e emergências, construindo fluxos e ampliando saberes".
A condução pedagógica e técnica do encontro ficou a cargo da Profa. Dra. Cristiane Lima de Moraes, especialista em Gestão Hospitalar, Processos Educacionais para o SUS, com Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela FURG, atualmente docente do curso de Enfermagem da UNIPAMPA. Também contribuíram de forma significativa os discentes do Projeto SOS do Pampa, do curso de Enfermagem da UNIPAMPA.
O prefeito Carlos Delgado destacou a importância da iniciativa: “Investir em formação é investir em vidas. A parceria entre saúde e educação é fundamental para garantir que nossas escolas estejam preparadas para qualquer eventualidade. A segurança de nossas crianças é prioridade, e essa capacitação é um grande passo nesse sentido”, disse o prefeito.
O evento teve ainda a participação de profissionais da saúde local, como: Lilian Stumm, enfermeira da ESF 16 (Bairro Cidade Alegria), com vasta experiência em urgência, emergência, saúde da família e gestão pública, e Rochele Alves Wenz, coordenadora e responsável técnica do SAMU de Uruguaiana, especialista em atendimento pré-hospitalar e docente na área da saúde.
Como parte do encerramento da formação, os participantes receberam certificados e as escolas participantes foram contempladas com o Selo Lei Lucas – 2025, símbolo de conformidade com a legislação que garante a capacitação de profissionais da educação para o atendimento de emergências e primeiros socorros no ambiente escolar.
“Capacitar nossos educadores para o atendimento de primeiros socorros é não apenas cumprir uma legislação, mas também cuidar com responsabilidade e carinho de cada estudante. É um orgulho ver nossa rede avançando com qualidade e compromisso”, disse a secretária municipal de Educação, Dirce Gracioso Soares.
A formação representa um avanço importante na construção de uma rede escolar mais segura, acolhedora e preparada para agir com responsabilidade e agilidade frente a situações emergenciais, fortalecendo a ligação entre saúde e educação em Uruguaiana.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU