Com o intuito de ampliar o suporte às famílias, a Prefeitura de Uruguaiana iniciou nesta sexta-feira (22/8) o projeto De Mãos Dadas com Mães Atípicas. A ação, que é coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), visa, por meio de rodas de conversas, ofertar semanalmente acolhimento, trocas de experiências e orientações práticas às mães de jovens com transtorno ou deficiência que integram o Projeto Movimento.
A iniciativa é um eixo do programa da Prefeitura, que nos últimos anos proporciona de forma gratuita atividades sensoriais e psicomotoras a mais de 400 crianças e adolescentes para uma melhora da qualidade de vida.
O De Mãos Dadas Com Mães Atípicas surgiu da necessidade de orientar, acolher, e apoiar as mães, com práticas baseadas em estratégias para o gerenciamento de crises, orientações para ampliar a parceria nas terapias e continuidade das atividades realizadas no Projeto Movimento. Todas essas iniciativas visam a efetividade da evolução das crianças.
“O Projeto Movimento é uma política de nossa cidade. Uruguaiana hoje é exemplo de suporte e cuidado às crianças e mães atípicas. Nosso compromisso é ampliá-lo cada vez mais para que a cada dia seja mais efetivo”, destaca o prefeito Carlos Delgado.
As ações são coordenadas pela neuropsicopedagoga Angélica Moura. As práticas vão ter a participação dos demais profissionais do programa e também de pessoas convidadas a colaborar nas reuniões. Os encontros acontecem nas sextas-feiras à tarde na sede do Projeto Movimento, na Praça do Esporte e Cultura (PEC), no bairro Rui Ramos. Inicialmente foram abertas 20 vagas, todas elas para mães de alunos que já integram o projeto e já estão preenchidas.
“O programa tem evoluído a cada ano. É uma alegria imensa ver a evolução e melhora de qualidade de vida das crianças. Estamos ampliando o suporte e qualificando o alinhamento com os pais para resultados ainda melhores”, declara o secretário municipal de Esporte, Lazer e Inclusão, Anderson Menezes.
Da mesma forma que o Projeto Movimento, o De Mãos Dadas com Mães Atípicas também é gratuito. A iniciativa é exclusiva para as mães dos alunos. Desta forma, no momento das reuniões não há a participação das crianças.
“Esperamos auxiliar as mães a se tornarem parceiras ativas das terapias, aplicando em casa estratégias aprendidas durante as rodas de conversa, fortalecendo o vínculo com os filhos e contribuindo para o avanço no desenvolvimento deles”, declara Angélica Moura.
Durante o primeiro encontro, Angélica adiantou que na próxima semana já vai ser iniciado um trabalho de estabelecimento de rotinas, junto às mães, para as crianças.
Projeto Movimento
O Projeto Movimento, iniciativa da Prefeitura de Uruguaiana que atende crianças com transtorno ou deficiência, atingiu o número de 403 alunos em julho de 2025 – o que representa uma ampliação de 24% no atendimento nos últimos seis meses. Em janeiro de 2025, o programa atendia 325 jovens. À época, já havia registrado uma expansão – de 20,3% – de agosto de 2024 a janeiro de 2025. Neste mês de agosto a iniciativa completa quatro anos de existência.
O cronograma comporta predominantemente atividades psicomotoras e sensoriais. Uma equipe multidisciplinar presta apoio aos integrantes, dentre eles: neuropsicopedagoga e fisioterapeuta. Alguns profissionais prestam apoio de forma voluntária. O suporte aos alunos visa melhor autonomia, qualidade de vida, capacidade sensorial e respiratória, e equilíbrio.
Eixos do projeto
Ao longo do tempo o trabalho ganhou novas práticas. Com isso, a Prefeitura criou segmentos dedicados exclusivamente ao grupo. São eles: Hipismo de Inclusão; Futsal de Inclusão; Tênis em Movimento e a natação. A Smel também trabalha para implementar um projeto exclusivo de ciclismo para os jovens.
Barbearia do Projeto Movimento
A Prefeitura de Uruguaiana inaugurou, no último mês de junho, a Barbearia Municipal do Projeto Movimento. Ela é destinada a crianças e jovens com transtornos ou deficiências. O espaço oferta atendimento de segunda a sexta-feira mediante agendamento. O serviço é completamente gratuito. O local está situado anexo à Smel na Rua Padre Anchieta, 2795, Bairro São Miguel.
Interior também vai ser contemplado com o programa
A Prefeitura de Uruguaiana iniciou a obra de expansão do Projeto Movimento para o interior do município. A ação, que acontece na Barragem Sanchuri, visa ofertar uma sala exclusiva para as atividades psicomotoras e sensoriais. O espaço do programa no distrito vai ficar ao lado da Subprefeitura. As obras de reforma no local foram iniciadas no último mês de junho. Cerca de 50 jovens da Barragem e proximidades vão receber o suporte.
Serviço
Para maiores informações a população pode se dirigir à sede da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Inclusão (Smel), no antigo Juventude, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia).
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU