Neste domingo (24/08), aconteceu a 2ª edição do Mamaço, uma ação que celebra o Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre a importância da amamentação. O evento foi realizado na Praça Barão do Rio Branco, das 9h às 13h, reunindo diversos serviços da Prefeitura de Uruguaiana e parceiros, proporcionando momentos de aprendizado, incentivo e acolhimento para mães e famílias.
No evento, além dos serviços de saúde e oficinas, houve shows musicais com DJ e com o cantor Arthur Rilo, um fotógrafo para capturar momentos especiais, entrega de brindes, um espaço de beleza e um varal solidário de bebês. A principal atividade do evento foi proporcionar suporte, conhecimentos e apoio sobre maternidade e a importância do aleitamento materno, fazendo com que muitas mães se sentissem verdadeiramente acolhidas.
“Nosso objetivo com essa ação foi compartilhar conhecimento de maneira acessível a toda a população. De fato, a prática da amamentação é uma arte admirável: proporciona proteção, reduzindo os índices de mortalidade infantil e o risco de diversas doenças ao longo da vida”, afirmou o Prefeito Carlos Delgado.
Confira abaixo as equipes que estiveram presentes oferecendo serviços gratuitos:
• Vigilância Epidemiológica: controle da dor, imunização e análise do calendário vacinal.
• Saúde da Mulher: gestão do planejamento familiar.
* Policlínica Infantil: orientações sobre a saúde infantil.
* Centro Municipal de Fisioterapia: material informativo e demonstrações práticas de manobras corretas para o cuidado do bebê.
• Serviço Especializado: testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, além de orientações sobre prevenção combinada.
• Primeira Infância Melhor (PIM): distribuição do Kit Mãe Gaúcha.
• Senac e equipes técnicas: monitoramento de sinais vitais, avaliação odontológica infantil e consulta com pediatra.
A Secretária de Saúde, Dra. Ane Barreto, enfatizou a importância do evento: “Cada oficina e serviço foi elaborado para guiar e auxiliar as mães em questões essenciais para esse período tão significativo da vida, assegurando saúde, cuidado e amor para os bebês”, disse a secretária.
Além disso, aconteceram durante o evento oficinas educativas, como: Primeiros socorros na infância (com foco em manobras de desengasgo); nutrição da gestante e do bebê; técnicas e apoio à amamentação; amamentar com conforto: cuidando de si para cuidar do seu bebê; orientações e testagem rápida para gestantes e puérperas; proteção legal da amamentação; saúde mental materna; banco de leite e maternidade Santa Casa e, importância da avaliação e higiene bucal na saúde do bebê.
Autor: Dara Verfe - Secom/PMU