A Alfândega da Receita Federal do Brasil e a concessionária Multilog deram início, nesta segunda-feira (20/10), às operações do novo sistema de videomonitoramento do Trânsito Aduaneiro Simplificado (TAS), ação que consolida a segunda etapa do projeto VAI (Vigilância Aduaneira Inteligente). O ato de lançamento aconteceu no Terminal Aduaneiro da BR-290 com a presença de autoridades brasileiras e argentinas. O prefeito Carlos Delgado prestigiou pontapé inicial do funcionamento do novo suporte.
O projeto, que é pioneiro no país, é mais uma qualificação na proteção e fiscalização dentro da principal fronteira terrestre do Brasil. O VAI foi criado para automatizar e controlar o fluxo de veículos de carga que percorrem o trajeto de Uruguaiana. Dentre os mecanismos estão cancelas automáticas, leitura de QR Code, comunicação integrada e uma Central de Monitoramento.
Mesmo com os avanços recentes, o sistema agora vai prestar um suporte ainda melhor no trecho que anualmente recebe mais de 200 mil caminhões. Com a ampliação das funcionalidades, haverá maior eficiência e fluidez logística. Como, por exemplo:
- A antecipação eletrônica de informações sobre a chegada de veículos no país, com a emissão de QR Code para ingresso no Terminal;
- Leitura automática de placas (OCR), e preparação para o uso futuro de biometria facial;
- Melhor gestão do fluxo de caminhões e redução congestionamentos na Ponte Internacional;
- Aumento da previsibilidade e segurança operacional para todos os intervenientes no comércio exterior.
"Com certeza é um grande avanço nos segmentos de segurança e fluxo dos veículos de carga. É mais uma ação que enaltece um dos principais vetores da nossa economia, que é o comércio exterior", destacou o prefeito Carlos Delgado.
O novo sistema de videomonitoramento do TAS cobre cerca de seis quilômetros da BR-290, entre o Terminal Aduaneiro e o Porto Seco Rodoviário. São nove pontos de vigilância equipados com câmeras fixas e LPR (leitura automática de placas), comunicação de alta capacidade e uma sala de controle remodelada, com monitores ampliados e armazenamento com capacidade para coletar 180 dias de gravações contínuas.
Idealizado pela Receita Federal em Uruguaiana, e desenvolvido pela Multilog, o projeto eleva o padrão de segurança, transparência e agilidade nas operações aduaneiras, o que reforça o papel estratégico de Uruguaiana no polo logístico do Mercosul.
Recentemente a Prefeitura também fez uma entrega na área da segurança que beneficiou o transporte de cargas. Trata-se da nova UPPM, inaugurada em 2024. A unidade é mais um ponto de apoio para o monitoramento por parte das forças de segurança. Além disso, é mais uma estrutura de proteção para cerca de 10 mil pessoas que moram nas proximidades.
Texto e fotos: Thiago Valença
Secretaria Municipal de Comunicação/PMU
Autor: Thiago Valença - Secom/PMU