Com o objetivo de qualificar o cuidado e fortalecer a rede de atenção à pessoa idosa, Uruguaiana recebe nos dias 03, 13, 17 e 27 de novembro das 13h30 às 18h no auditório da Unimed, localizado na Rua Santana, nº 2772 o II Curso para Cuidadores de Pessoas Idosas (CCPI). Esse curso é realizado pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), juntamente com a Prefeitura de Uruguaiana.
FORMAÇÃO VOLTADA À PRÁTICA E AO CUIDADO COM DIGNIDADE
Com uma carga horária total de 30 horas, o curso será dividido em quatro módulos temáticos, que abordam desde os aspectos técnicos até os desafios emocionais e sociais do cuidado com a pessoa idosa.
Entre os conteúdos, estão:
• Lesão por Pressão
• Violência contra a Pessoa Idosa e Legislação Aplicada
• Uso e Conservação de Medicamentos
• Alimentação Saudável e Higiene
• Banho de Leito e Transferência Segura
• Auxiliares de Marcha e Cuidados com Mobilidade
• Aspiração e Manejo com Sondas de Alimentação
• Saúde Mental e bem-estar na terceira idade
Os módulos serão conduzidos por profissionais convidados com experiência nas áreas de saúde, enfermagem e gerontologia, oferecendo uma visão ampla e humanizada sobre o envelhecimento.
OPORTUNIDADE DE APRENDIZADO E IMPACTO SOCIAL
O CCPI é gratuito, presencial e oferece certificação para os participantes que alcançarem 75% de presença.
A formação é voltada tanto para familiares e cuidadores informais, quanto para profissionais de saúde e estudantes que desejam ampliar suas competências no cuidado com idosos.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas
clicando aqui.
Mais do que um curso técnico, o CCPI é um espaço de troca e valorização da vida.
A proposta reforça a importância de olhar para o envelhecimento como uma fase ativa, que merece atenção, cuidado e políticas públicas contínuas.