A Secretaria Municipal de Saúde de Uruguaiana divulgou nesta segunda-feira (10/11) o novo boletim referente à Semana Epidemiológica 46/2025.
De acordo com os dados atualizados pela Vigilância Epidemiológica, o município registra 58 casos confirmados de dengue em 2025, a partir de 405 notificações de suspeitas. Do total, 335 casos foram descartados e 7 ainda permanecem em investigação.
Entre os registros confirmados, houve uma internação hospitalar, com alta concedida em abril deste ano, e nenhum óbito foi notificado até o momento.
O relatório também destaca que um dos casos que estava em investigação desde a Semana Epidemiológica 42 teve o resultado confirmado pelo Laboratório Central do Estado do Rio Grande do Sul (Lacen/RS) na Semana Epidemiológica 45, e já foi incluído nas estatísticas oficiais.
A Secretaria reforça que os índices atuais refletem o impacto positivo das ações contínuas de combate ao mosquito Aedes aegypti, com trabalho integrado das equipes de Vigilância Epidemiológica e Agentes de Endemias. As atividades incluem visitas domiciliares, campanhas educativas, mutirões de limpeza e eliminação de criadouros.
Por fim, a Prefeitura lembra que a prevenção é responsabilidade de todos. Manter caixas d’água bem tampadas, calhas limpas e eliminar recipientes que possam acumular água são medidas simples e essenciais para impedir a proliferação do mosquito e evitar novos casos da doença.
Autor: Thaís Vieira - Secom/PMU