A noite desta terça-feira (2/12), marcada pelas comemorações do Dia do Samba, levou mais de 10 mil pessoas para a Avenida Presidente Vargas. O Mini Desfile de Carnaval e o 1º Grito de Carnaval transformaram a data em uma celebração inesquecível, mostrando que Uruguaiana vive e honra o samba como parte da sua identidade.
As seis Escolas de Samba da cidade entraram na avenida com a força cultural que o Dia do Samba merece. A festa começou com a Deu Chucha na Zebra, seguida pela Cova da Onça, Bambas da Alegria, Os Rouxinóis, Ilha do Marduque e, encerrando com brilho de campeã, a “caçula” Imperadores do Sol, vencedora de 2025.
Cada escola levou para a avenida uma prévia do que vem aí no próximo Carnaval, e a resposta do público mostrou o quanto essa tradição pulsa forte no coração da nossa gente. Da criança no colo ao idoso que já viveu muitos carnavais, todo mundo se emocionou com fantasias, alegorias e o ritmo que faz a Presidente Vargas virar destino certo sempre que o samba chama.
“No Dia do Samba, Uruguaiana mostrou mais uma vez quem é. Nosso povo tem força, tem identidade e tem orgulho da sua cultura. Ver a Presidente Vargas tomada por famílias celebrando juntas é a prova de que investir na cultura é investir nas pessoas. O carnaval é nosso, é do povo, e nossa Gestão segue comprometida em fortalecer essa energia que faz Uruguaiana ser diferente”, disse o prefeito Carlos Delgado.
O evento é uma realização da Asesgru, com produção da AG Entretenimento e apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Cultura. O financiamento é do Pró-Cultura – Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.
Autor: Ana Carolina Gomes - Secom/PMU