A Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e em parceria com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), promoveu na manhã desta terça-feira uma ação alusiva à campanha Dezembro Vermelho, realizada no campus da Unipampa. A iniciativa incluiu a realização de testes rápidos nos universitários, orientações sobre o tema HIV/AIDS e ISTs, além da distribuição de preservativos e autotestes.
A campanha Dezembro Vermelho é voltada a luta e conscientização contra HIV/AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. O movimento Dezembro Vermelho objetiva ampliar medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com alguma variável de vírus, além de ofertar acolhimento e cuidado ao público.
“Essa parceria entre a nossa gestão e os estudantes e direção da Unipampa fortalece ainda mais nossa campanha de prevenção. Juntos, levamos acesso aos testes, informação e cuidado a todos. Prevenir e orientar é cuidar vidas” ressaltou o Prefeito, Carlos Delgado.
A secretária de saúde, Dra. Ane Caroline Barreto, destacou a importância da ação: “O Dezembro Vermelho é a oportunidade de unir esforços e mostrar que a prevenção salva vidas. Com a colaboração de todas e realizando as ações extras como essa, podemos oferecer orientação, testes e autotestes de forma acessível e acolhedora”.
PROGRAMAÇÃO DA CAMPANHA
A campanha do Dezembro Vermelho seguirá durante todo o mês e contará com mais iniciativas. Segue abaixo a programação:
03/12 – TURNO ESTENDIDO na CTA/SAE, sala de vacina e setor saúde da mulher até às 20h e nas ESFs 07 E 22 até às 19h30.
04/12 – Sala de Espera Farmácia Básica
A Farmácia Básica promoverá sala de espera sobre prevenção ao HIV e ISTs, com orientações sobre PrEP, PEP, autotestes, preservativos, além de materiais informativos e diálogo com profissionais, fortalecendo acolhimento e prevenção.
08/12 – DIA D NA FASE
No local: testagens rápidas, distribuição de preservativos e rodas de conversa.
10/12 – TURNO ESTENDIDO na CTA/SAE, sala de vacina e setor saúde da mulher até às 20h e nas ESFs 07 E 22 até às 19h30.
13/12 – Saúde no Bairro – ESF 16 Dezembro Vermelho
No local: testagens rápidas, distribuição de preservativos, rodas de conversa e oferta de autotestes de HIV, além de orientações sobre PrEP, PEP e prevenção combinada.
Além disso, ciente das dificuldades que a população enfrenta para acessar os serviços de saúde durante o horário de trabalho, o município promoverá, de forma complementar, turnos estendidos até às 19h30 nas ESFs 07 (União das Vilas) e 22 (Cabo Luiz Quevedo) em todas as quartas-feiras do mês de dezembro.
Com o Dezembro Vermelho, a Prefeitura reforça seu compromisso com a prevenção, a informação e o cuidado com a saúde de toda a população.
Autor: Dara Verfe - Secom/PMU