No sábado (13/12), a Prefeitura de Uruguaiana levará atendimento e acolhimento aos moradores do bairro Cidade Alegria por meio da ação “Saúde nos Bairros”. A iniciativa acontecerá na ESF 16, das 8h às 13h, com a oferta de diversos serviços da Secretaria de Saúde.
A ação tem como objetivo alcançar os moradores que, devido ao trabalho e às tarefas do dia a dia, muitas vezes não conseguem ir às ESFs ou acessar os serviços de saúde. No evento, serão disponibilizados atendimentos médicos, testes rápidos, vacinação, orientações de prevenção e cuidados em saúde, assistência farmacêutica e pesagem do Bolsa Família. Além disso, haverá atendimento com fisioterapeuta, nutricionista, dentista e outros profissionais.
“Levar os serviços de saúde até onde as pessoas estão é fundamental para garantir que ninguém fique sem atendimento. Esta iniciativa reforça nosso compromisso de cuidar das pessoas de forma próxima, humana e acessível. Queremos que todos os moradores tenham oportunidades iguais”, destacou o Prefeito, Carlos Delgado.
O projeto Saúde nos Bairros mostra que cuidar da saúde vai além da oferta de atendimentos: é uma oportunidade de fortalecer vínculos com a comunidade, entendendo suas necessidades e oferecendo apoio de forma acolhedora e atenciosa.
A secretária de saúde, Dra. Ane Barreto, ressaltou a importância deste projeto: ‘A continuidade do Saúde nos Bairros reforça a importância da atenção primária como porta de entrada do sistema de saúde. Quando levamos nossos serviços diretamente às comunidades, reduzimos barreiras de acesso, identificamos necessidades de forma mais precisa e fortalecemos o vínculo entre equipe e população”.
A ação acontece mensalmente e já percorreu diversos bairros ao longo dos últimos meses. Levando os serviços diretamente à população, a gestão municipal reforça seu compromisso em ampliar a acessibilidade, compreender as necessidades de cada região e incentiva o vínculo entre profissionais de saúde e moradores. Essa proximidade permite um atendimento mais eficaz e personalizado, beneficiando aqueles que mais precisam.
Autor: Dara Verfe - Secom/PMU