Para cuidar ainda melhor das gestantes e dos bebês, a Prefeitura de Uruguaiana, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a partir desta quarta-feira (10/12) a vacina contra o vírus sincicial respiratório estará disponível na sala de vacina central do Posto Central. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Presidente Vargas, 2990.
O vírus sincicial respiratório é altamente transmissível e pode causar diversas infecções respiratórias, como sinusites, resfriados e, sendo o principal causador da bronquiolite. A vacina será oferecida para gestantes a partir de 28 semanas. Ao receberem a dose durante a gestação, as mães serão uma fonte de prevenção para os bebês nascerem já com uma importante proteção, reduzindo o risco de infecções respiratórias nos primeiros meses de vida.
“Cuidar da saúde das famílias de Uruguaiana é um compromisso que levamos muito a sério. A vacinação contra o vírus sincicial respiratório oferece uma proteção essencial para os bebês ainda antes de nascerem. Incentivo e peço que todas as gestantes aproveitem essa oportunidade de garantir um início de vida mais seguro para seus filhos” declarou o Prefeito, Carlos Delgado.
Para realizar a vacinação, é necessário levar a caderneta de gestante e/ou ultrassom que comprove a idade gestacional, documento com foto e CPF e/ou cartão do SUS.
A Secretária de Saúde, Dra. Ane Barreto, ressaltou a importância desta vacina: “a vacinação das gestantes é uma das estratégias mais importantes para prevenir complicações respiratórias nos primeiros meses de vida dos bebês. Nosso dever é oferecer acesso à imunização para que cada mãe se sinta segura durante a gestação. Estamos prontos para acolher todas as gestantes e garantir essa proteção fundamental”.
O trabalho para garantir a oferta das vacinas é realizado pelo setor de Vigilância Epidemiológica, que atua diariamente com dedicação para levar segurança, cuidado e proteção a toda a população. A vacina contra o vírus sincicial respiratório oferece muito mais do que saúde nos primeiros meses de vida, ela traz tranquilidade, conforto e acolhimento para toda a família.
Autor: Dara Verfe - Secom/PMU